Empresa ucraniana ingressa na Incubadora Tecnológica do Tecpar

A empresa ucraniana LOT Group, especializada em sistemas de gestão de transporte público, sistemas de pagamento e controle de acesso, assinou nesta sexta-feira (31) o contrato para ingressar na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec). A modalidade da incubação é residente, ou seja, a empresa vai usar as instalações do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para desenvolver produtos.

A LOT América, subsidiária criada para entrar no mercado brasileiro, vai ter o apoio da Intec para acessar países da América Latina. A LOT Group reúne empresas do Leste Europeu dedicadas ao desenvolvimento e fabricação de soluções integradas de sistemas de transporte público, de pagamento e controle de acesso. Com sede em Kharkov, segunda maior cidade da Ucrânia, o grupo atende mais de 400 empresas da Europa, Ásia, Norte da África e América Latina.

A empresa ucraniana chegou ao Tecpar por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento. De acordo com Ivan Kryvokin, diretor de Desenvolvimento da América Latina da LOT Group, a escolha do Paraná se deu porque o Estado é o que hoje oferece o melhor ambiente de negócios na área de tecnologia no Brasil. “Além disso, encontrei no Paraná uma forte comunidade ucraniana, que reforça laços culturais entre o Estado e o meu País”, contou Kryvokin.

Plaucius Vinicius, executivo da LOT América, ressaltou que a empresa começará a buscar profissionais paranaenses para atuar na companhia e que a escolha da Intec como parceira se deu pelo suporte que a incubadora pode dar nesta e em outras áreas.

“Estar no Tecpar chancela a nossa empresa junto ao mercado e a Intec nos dá suporte para encontrar fornecedores e novos parceiros. Nossos produtos terão um grau de nacionalização de 70%”, explica Vinicius.

INTERNACIONALIZAÇÃO – Transferir tecnologia ao País é um dos requisitos para uma empresa estrangeira entrar na incubadora, afirma Gilberto Passos Lima, gerente da Intec. Para ele, a atração de companhias internacionais para a incubadora faz parte da estratégia da Intec para se diferenciar no mercado.

“A incubadora busca se diferenciar atraindo empresas internacionais que tenham interesse em entrar no mercado brasileiro e latino-americano. A chegada da LOT America consolida a nossa estratégia de atrair empresas de fora”, pontua Lima.

A entrada da LOT América, segundo Júlio C. Felix, diretor-presidente do Tecpar, mostra que o parque tecnológico do qual o instituto faz parte está se tornando cada vez mais um ambiente internacional.

“A vinda da LOT America para o Tecpar abre caminhos para a aproximação entre a Ucrânia e o Brasil na área de tecnologia. A empresa se junta a outras multinacionais parceiras que em breve vão começar a atuar em nossos campi”, analisa Felix.

Mariano Czaikowski, cônsul honorário da Ucrânia em Paranaguá, que também esteve presente na assinatura do contrato, avalia que o País europeu e o Paraná têm muito a ganhar trabalhando juntos.

“A cooperação mostra que a Ucrânia tem muito em comum com o Paraná e que novas empresas ucranianas podem trabalhar no estado, aumentando o intercâmbio de negócios entre as duas regiões”, avalia.

INTEC – Fundada em 1989, a Incubadora Tecnológica do Tecpar é a primeira de base tecnológica do Paraná e a quinta do país. Duas vezes eleita a melhor incubadora do Brasil, tem sede em Curitiba e atuação também em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.

Ao longo de seus 25 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a 91 empresas. No momento, seis empresas passam pelo programa de incubação: EngeMOVI, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Grupo SaaS, 2IM Impacto Inteligência Médica, Beetech/Beenoculus e LOT América.

Compartilhar
Marcado , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.