4 maneiras de se destacar no mercado freelance e ter mais projetos aprovados

O aumento de 32% na atividade freelance no Brasil desde o início da pandemia – crescimento esse registrado pela Workana, maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina -, trouxe à tona um questionamento que costuma aparecer com frequência entre os profissionais: Como ser destaque em meio a tantas pessoas que estão trabalhando remotamente?

De acordo com Daniel Schwebel, country manager da Workana no Brasil, além do crescimento no número de profissionais, a plataforma também apurou uma alta nos projetos. “Mais de um milhão de projetos foram publicados até agora, uma média de 30 mil por mês. As empresas têm procurado bastante profissionais nas áreas Legal, cuja porcentagem de buscas chegou a 95,65, e Engenharia & Manufatura, com 68,42%. A concorrência é grande, mas todos os dias são mais de mil novas oportunidades para os profissionais”, aponta o especialista.

Veja abaixo as dicas da Workana para quem quer se destacar e conseguir bons trabalhos:

1. Foco na sua especialidade

Na tentativa de chamar a atenção dos clientes, é muito comum ver profissionais se dispondo a atuar em várias áreas diferentes.

“Quanto mais coisas sei fazer, mais me destaco. Certo?”

Errado! Ao querer fazer de tudo um pouco, acabamos perdendo tempo, que poderia ser investido uma atividade principal. Para o country manager da Workana, o foco deve estar em lapidar e divulgar o sua experiência em sua área de atuação: “Ser especialista é mais vantajoso que ser generalista. Há muito mais chances de o cliente procurar alguém que trabalha especificamente com o que ele procura”, aponta.

Daí a importância de apostar em um portfólio sólido e direto. “Inclua somente elementos da sua área de atuação. Isso transmitirá aos contratantes a confiança que eles precisam para perceber que você é um especialista e realmente conhece a sua profissão”, diz Schwebel.

2. Construa uma relação de confiança com seu cliente

Na Workana, desde sua fundação, em 2012, mais de um milhão de projetos foram postados. E, diariamente, centenas de novos trabalhos entram na plataforma, que hoje conta com mais de 3,2 milhões de freelancers cadastrados. Diante de números tão expressivos, pode parecer impossível conseguir estabelecer um diálogo com o cliente, mas não é! Inclusive, ele pode ser fator determinante para o contratante no momento da escolha do profissional ao qual irá confiar seu projeto.

Personalizar as mensagens que vai enviar, e se atentar às necessidades e propósitos de cada um é uma ótima estratégia. Só não dá pra se alongar muito. É recomendável que o primeiro contato seja objetivo para servir como pontapé inicial para um diálogo maior, caso o cliente dê abertura. “Comece a mensagem com o nome do cliente ou da empresa para deixar o contato mais pessoal. O ideal é sempre tentar gerar uma conversa para, a partir dela, dar forma ao seu plano de trabalho e propor um orçamento”, sugere Daniel Schwebel.

3. Saiba escolher

Ao se deparar com vários projetos na sua área de atuação, você deve observar os que mais tem a ver com você, é claro! Mas e o perfil do cliente, você costuma levar em consideração?

Saber como ele se comunica, de que país ele é, de que forma passa as instruções, enfim, elementos específicos, pode te ajudar a definir seu cliente ideal para que, com essas informações em mãos, você ofereça uma solução muito mais efetiva a ele, aumentando suas chances de aprovação.

4. Não tente competir por preço

Demonstrar sua experiência, suas habilidades, todo seu conhecimento, e o quanto estuda para sempre se aprimorar profissionalmente, deve estar no topo das suas prioridades ao disputar um trabalho. Pode ser uma grande perda de tempo desprender sua energia em coisas que não sejam voltadas a esses itens fundamentais. É nisso que acredita, Daniel Schwebel, country manager da Workana no Brasil. “Todos estamos em constante evolução profissional. Mostre que possui as características necessárias para corresponder às expectativas do cliente. Se não for escolhido, tudo bem. Use seu tempo para se preparar mais, e estar entre os melhores”.

Na Workana é possível contratar e oferecer serviços nas áreas de E-commerce, Marketing Digital e Vendas, TI e Programação, Tradução e Conteúdo, Design e Multimídia, Suporte Administrativo, Jurídico, Finanças e Administração e Engenharia e Manufatura.

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