Durante o período de 2018 até o primeiro semestre de 2024, os investimentos em startups da América Latina e inteligência artificial ligadas ao agronegócio atingiram US$ 221 milhões, de acordo com o Report IA no Agro produzido pelo Distrito, a principal plataforma de tecnologias emergentes da região. Globalmente, o mercado de I.A. no agronegócio foi e deve chegar a US$ 4,7 bilhões até 2028, segundo levantamento do MarketsandMarkets.
Investimentos de startups I.A. no agro na América Latina
Ano | Volume (US$ milhões) | Deals |
2018 | 0,5 | 3 |
2019 | 31,8 | 8 |
2020 | 62,3 | 6 |
2021 | 3,3 | 8 |
2022 | 117,2 | 11 |
2023 | 5,8 | 4 |
Brasil e os desafios da I.A. no agronegócio
Com aplicações que integram desde o aprimoramento do cultivo até a otimização dos suprimentos, a I.A. se tornou uma ferramenta essencial para a transformação no setor agrícola ao proporcionar melhorias na eficiência, sustentabilidade e produtividade. No Brasil, essas agtechs captaram investimentos de US$199 milhões em 35 rodadas nos últimos sete anos.
Apesar das soluções que a inteligência artificial traz para o mercado rural, a implementação da tecnologia ainda apresenta desafios com a falta de infraestrutura e acessibilidade à internet. Segundo o IBGE, 72% dos estabelecimentos rurais no Brasil não tem acesso à internet. “Junto com a barreira de conexão, as limitações de tecnologias avançadas no campo também estão relacionadas com a dificuldade de aceitação e confiança dos agricultores por parte de soluções baseadas em I.A. algo que deve melhorar nos próximos anos em vista da cada vez mais adoção da I.A. na sociedade”, explica Gustavo Araújo, CIO e co-fundador do Distrito.
“Nesse cenário é imprescindível o papel das empresas e agtechs no incentivo e fomentação de informações para os agricultores sobre o uso da I.A. como ferramenta vantajosa para auxiliar os desafios climáticos e impulsionar a eficiência do plantio”, complementa o executivo.
Impactos da I.A. no agronegócio
A adoção da inteligência artificial é uma necessidade estratégica para garantir a competitividade a longo prazo no setor agrícola, aponta o relatório do Distrito. A tecnologia permite uma agricultura de precisão, o que pode reduzir o uso de insumos, melhorando a gestão dos recursos e aumentar a produtividade. Com I.A., é possível implantar a coleta de dados detalhados sobre a saúde das culturas e fenótipos das plantas, auxiliando na prevenção do rendimento das safras e detecção precoce de pragas e doenças.
Outro fator são os equipamentos utilizados no campo guiados pela I.A., como robôs pulverizadores autônomos e tratores automatizados, que permitem a aplicação dos produtos agrícolas com exatidão, economizando recursos e promovendo uma agricultura mais sustentável. A combinação de tecnologias avançadas, I.A. junto com a Internet das Coisas (IoT), também é um destaque no agronegócio ao permitir um monitoramento minucioso do solo e da água, ajudando a detectar estresse hídrico e a otimizar a irrigação.
Exemplo dessa solução está no algoritmo de irrigação desenvolvido pela Agromakers, com capacidade de diminuir em 30% a quantidade de água aplicada nas plantas. Na gestão de economia sustentável do setor agro, a tecnologia avançada está atrelada a soluções que promovem a identificação de vazamento no fornecimento da água nas plantações por meio de sensores alimentados pela energia solar.
I.A. na Pecuária e na Cadeia de Suprimentos
A utilização da I.A. se estende por todas as áreas do agronegócio, e atua também na otimização da produção pecuária e avícola, permitindo o controle dos sinais fisiológicos e comportamentais para melhor saúde dos animais, caso da CowMed, startup que adota I.A. para acompanhamento da saúde de vacas leiteiras, aumentando a produtividade em até 53 litros de leite por dia por animal monitorado.
No campo de suprimentos, a I.A. promove a preservação e alta qualidade de frutas e vegetais, produtos sensíveis às condições ambientais. Através de tecnologias como Gêmeos Digitais são realizadas simulações do status de armazenamento e transporte com intuito de minimizar perdas e garantir a entrega do alimento em bom estado desde a colheita até a entrega ao consumidor final.
“As inovações tecnológicas no setor rural estão fortalecendo a confiança dos consumidores ao garantir a qualidade e a autenticidade dos produtos agrícolas. Essas tecnologias também promovem práticas mais éticas e sustentáveis, o que destaca o potencial transformador da I.A. no agronegócio”, finaliza Gierun.
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