Bayer apresenta sua visão sobre o futuro da agricultura


Com a participação de públicos estratégicos da agricultura e especialistas do setor do mundo todo, a Bayer apresentou sua visão para o futuro da agricultura atual, reafirmando o compromisso da empresa com a sustentabilidade, a colaboração e o diálogo aberto, fomentando as inovações necessárias para alimentar uma população cada vez maior no mundo.

“Agricultores estão ávidos por inovações que os ajudem a vencer os desafios que enfrentam, assegurando que todos tenham acesso a alimentos seguros e nutritivos hoje e no futuro”, afirmou Liam Condon, membro do Conselho Administrativo da Bayer e presidente da divisão Crop Science, durante sua apresentação no Future of Farming Dialogue 2018.

Sendo o primeiro grande evento da empresa desde que concluiu a aquisição da Monsanto, em junho passado, o fórum anual reúne líderes de opinião e públicos estratégicos de toda a comunidade agrícola, para discutir maneiras de tornar a cadeia produtiva de alimentos mundial mais sustentável em benefício dos agricultores, consumidores e do planeta.

“Nosso mundo enfrenta desafios enormes, entre eles as mudanças climáticas, os recursos naturais limitados e uma população em crescimento”, disse Condon. “Acreditamos que a agricultura é parte fundamental da solução desses desafios e contamos com uma equipe global de grande talento, trabalhando em conjunto para responder, com responsabilidade, às demandas da sociedade por meio de inovações sustentáveis”.

Transformação digital

Condon observou que a transformação digital é uma das grandes forças da inovação, oferecendo aos agricultores formas totalmente novas de enxergarem seus campos e disponibilizando a eles dados e informações para que tomem decisões mais assertivas. “As ferramentas digitais transformaram muitos setores e estamos apenas na superfície da importância delas para a agricultura. Por meio da força de novas ferramentas digitais e análises de dados, podemos aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos agricultores”.

Este mês, The Climate Corporation, subsidiária da Bayer, lançou comercialmente na Europa a Climate FieldView™, sua plataforma de agricultura digital* líder do setor. A novidade, que também está disponível nos Estados Unidos, no Canadá e no Brasil, permite que os agricultores coletem e vejam dados de campo com facilidade, analisem e avaliem o desempenho da cultura e gerenciem a variação de suas terras, por meio de planos personalizados de semeadura e fertilidade, para otimizar a produtividade da cultura.

Como parte do compromisso da empresa em ajudar a todos os agricultores a melhorarem a produtividade por meio de ferramentas digitais, a Climate está disponibilizando para os agricultores de pequeno porte na Índia informações agronômicas e orientações pertinentes, por meio do lançamento do piloto do FarmRise™Mobile Farm Care. A empresa tem a intenção de fazer o lançamento completo do FarmRise™ na Índia em 2019, com planos de expansão no futuro para a Ásia, a África e a América do Sul.

Inovação

A plataforma digital da Climate é apenas um exemplo do tipo de inovação que a Bayer busca proporcionar aos agricultores. “Atualmente, temos milhares de colaboradores dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento no mundo todo, detentores de grande experiência no mercado em melhoramento, biologia, química e em ciência de dados,” disse Bob Reiter, novo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da divisão Crop Science. “Sei que a criatividade deles, junto com seu espírito colaborativo e com sua paixão pela descoberta, ajudará a levar soluções sob medida para os agricultores, além de impulsionar o nosso negócio. As grandes inovações sempre acontecem na convergência de várias disciplinas científicas”.

O lançamento do vayego™ em 2019, um inseticida foliar aplicado no solo para uso nas culturas de arroz, milho e horticultura, é uma inovação na proteção de cultivos que oferece aos agricultores uma gama ampla e multifacetada de benefícios para controle de lagartas, bem como alguns besouros e pragas sugadoras.

Os próximos lançamentos trarão variedades de sementes desenvolvidas para afastar as pragas e diminuir trabalho com ferramentas de proteção de cultivo, tornando cada hectare de terra perfeitamente produtivo. Essas inovações incluem grãos de soja de segunda geração e protegidos contra insetos (uma próxima geração da Intacta RR2 PROTM) e um algodão protegido contra percevejo Lygus e tripes. A equipe de P&D de sementes de vegetais também introduzirá mais de 200 novas variedades em 20 culturas, melhorando as opções de produtos para os agricultores globais e os consumidores exigentes de todo o mundo.

Sustentabilidade

No entanto, a inovação sozinha não será suficiente para ajudar o mundo a vencer os desafios do futuro na agricultura. “Para contribuir significativamente para os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, precisamos garantir que o nosso foco na inovação não diga respeito somente à tecnologia, mas também à inovação social inclusiva e que promova o crescimento verdadeiramente sustentável e holístico para as comunidades no mundo todo”, disse Jesus Madrazo, novo diretor de Assuntos Agrícolas e Sustentabilidade da divisão Crop Science. “Assim, quando penso em sustentabilidade, vejo que se trata de como podemos ajudar os agricultores de pequeno porte na África, assim como os grandes produtores de soja nos EUA ou no Brasil, a protegerem a sanidade e a vitalidade de suas terras e também fazê-las prosperarem para que eles possam passá-las para a próxima geração”, salientou Madrazo.

A empresa destaca também o seu forte compromisso com a transparência. Ao permitir acesso a estudos pertinentes relativos à proteção de cultivos, a Bayer busca explicar o que está por trás do registro de um produto de proteção de cultivos e como a segurança desse produto é testada.

A confiança social no trabalho que realizamos nos permite continuar inovando e acreditamos muito que a transparência é a base na construção dessa confiança, explicou Madrazo.
Para mais informações sobre a visão da Bayer sobre a agricultura moderna, acesse:
www.bayer.com/en/advancing-together.aspx

*Disponível na App Store na França, Alemanha, Ucrânia, Romênia, Itália e Espanha, com mais países em breve.

Compartilhar