Empresas buscam aproximação com universidades e oferecem vagas

Com o setor de Tecnologia da Informação crescendo em ritmo exponencial em Maringá e região com faturamento projetado de R$ 1.2 bi em 2019, é preciso atrair talentos para preencher as mais de 600 vagas em aberto esperando para serem preenchidas.

Frente a essa necessidade, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão em parceria com a Software by Maringá, entidade setorial criada em 2007 e que hoje conta com mais de 100 associados entre empresas e startups, organizam a segunda edição de um projeto que visa a aproximação das empresas com os universitários, acelerando o fomento do mercado de trabalho e a atração de talentos no campus da universidade em Campo Mourão.

No dia 30 de maio, das 13:30 às 17:30, mais de 100 alunos do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, receberão a visita de 10 empresas ligas à SbM no anfiteatro da universidade. As empresas se revezarão em sessões de 15 minutos para apresentar a cultura organizacional de cada uma e, para finalizar, cada empresa ficará alocada em uma sala para receber currículos e divulgar individualmente as oportunidades de emprego.

Em paralelo os empresários irão visitar e se reunir na Coamo Agroindustrial Cooperativa para conhecer as estratégias que estão sendo implementadas pela entidade no segmento e como o agrotech impacta o agrobusiness.

Para Luis Marcos Campos, presidente da Software By Maringá, “aproximar a academia das empresas é fundamental. Queremos que essa proximidade tenha reflexos não só para a formação de mão de obra qualificada, que é o nosso principal insumo, mas também por meio atração de talentos. Preencher essas 600 vagas será fundamental para o crescimento do setor de TI de Maringá e região”.

De acordo com Heron Oliveira dos Santos Lima, Diretor-geral do Campus Campo Mourão da UTFPR, o grande desafio das universidades brasileiras, em especial, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, é a aproximação com o setor produtivo, e temos esta essência na nossa missão. “Entendemos que a consolidação dessa parceria com a Software by Maringá e o estabelecimento de ações estratégicas ao setor de TI, oportunizará nossos alunos, docentes e pesquisadores às discussões de vanguarda do setor, bem como estabelecer cada vez mais uma posição de protagonismo da academia no desenvolvimento científico e tecnológico da Região”.

Compartilhar