Huawei investe em soluções IoT

A Huawei anunciou, no Huawei Global Analyst Summit 2016, que Internet das Coisas (IoT) faz parte das suas prioridades estratégicas. Com base em seu investimento de longo prazo e experiência em TIC, a Huawei tem obtido avanços significativos com as suas cinco soluções IoT. A empresa também está comprometida a criar um forte ecossistema IoT, além de impulsionar a inovação da indústria com seus parceiros.

A empresa prevê que existirão 100 bilhões de conexões físicas até 2025, o que representa um aumento de 10 vezes em comparação com o número atual. O número de conexões virtuais ultrapassará 1 trilhão, um aumento de 100 vezes em relação ao número atual. Este crescimento em conexões físicas e virtuais resultará em mudanças e estabelecerá um mundo melhor conectado.

Patrick Zhang, presidente de marketing e soluções da Huawei, explicou que a empresa iniciou sua estratégia IoT “1+2+1” no ano passado para aproveitar as oportunidades neste segmento. “Fornecemos as principais soluções para o sistema operacional IoT, chips para dispositivos, soluções e plataformas para redes de acesso graças as nossas tecnologias líderes em TIC e nosso forte investimento em P&D. Junto com nossos parceiros, inovamos e adaptamos soluções para vários setores, incluindo a Internet de Veículos (IoV), energia, manufatura e casas inteligentes”, afirmou Zhang.

Baseada em sua estratégia IoT “1+2+1”, a Huawei reforçou suas cinco soluções IoT:

Smart Home Gateway quatro em um da Huawei: o primeiro deste tipo, é um produto-chave que as operadoras podem usar para mudar seus negócios da banda larga residencial tradicional para serviços domésticos inteligentes, como saúde domiciliar, entretenimento doméstico, segurança doméstica e automação domiciliar. Com esta solução, as operadoras verão uma maior receita média por usuários (ARPU, na sigla em inglês).

Agile IoT Gateway da Huawei: suporta a inteligência IoT para a Internet Industrial. Este gateway conta com um design industrial, interfaces e protocolos IoT, além de funções de computação e armazenamento. É amplamente usado em iluminação inteligente e medidores inteligentes.

Solução Narrowband IoT (NB-IoT) da Huawei: permite que as operadoras criem redes celulares ubíquas para conectar um imenso número de coisas. Esta solução criará novas oportunidades de negócios em áreas como medição inteligente, estacionamento inteligente, rastreamento logístico e cidades inteligentes. Em 2015, a Huawei trabalhou com diversas operadoras para verificar soluções técnicas NB-IoT. A implantação comercial deverá começar no terceiro trimestre de 2016.

Plataforma de Gestão de Conexão IoT baseada na nuvem da Huawei: possibilita a rápida integração multiterminal e a inovação de apps específicos para a indústria. Esta plataforma conta com gerenciamento de dados, gerenciamento de conexão, gerenciamento operacional, segurança e APIs abertos.

Huawei LiteOS: sistema operacional IoT leve e de código aberto, permite que os desenvolvedores criem dispositivos IoT de uma maneira inteligente. Esta solução desenvolve mais facilmente dispositivos, maior conectividade, serviços mais inteligentes, experiência superior e melhor segurança de dados. O Huawei LiteOS suporta código aberto e oferece APIs unificados e abertos para ajudar os parceiros a desenvolverem rapidamente produtos IoT para a casa inteligente, IoV e indústrias de manufatura.

A IoT possui um imenso potencial, ainda que seu desenvolvimento tenha sido atrasado por um mercado fragmentado onde as necessidades da indústria e os padrões variam. Para resolver isso, a Huawei desempenhou um papel ativo em organizações e alianças de padrões e fez contribuições significativas. Por exemplo, a empresa atualmente participa como vice-chairman da Aliança da Internet Industrial (AII, na sigla em inglês), uma iniciativa lançada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.

Na Aliança, a Huawei lidera a equipe de plataforma experimental, cria mostruário para indústrias verticais, replica a experiência em grande escala e estabelece um testbed usado para solucionar problemas de interconectividade e interoperabilidade. Por meio desses esforços, a Huawei fez muito para avançar a indústria. Em março de 2016, a empresa foi pioneira em esforços para melhorar a interoperação entre a M2M e a OSGi Alliance a fim de garantir a interoperabilidade IoT. Como resultado, a Huawei ajudou a quebrar barreiras em termos de produtos, protocolos e indústrias, abrindo assim uma nova fase de desenvolvimento para toda a indústria IoT.

Patrick Zangh, presidente de marketing e soluções da Huawei: “O compromisso da Huawei é de continuar investindo fortemente na IoT e de criar um ecossistema IoT com seus parceiros da indústria. A Huawei é dedicada a acelerar o desenvolvimento IoT e a construir uma era IoT melhor conectada”, disse Zhang, encerrando seu discurso no HAS 2016.

Compartilhar