Presidente da ABRH-PR analisa a importância da liderança na “Indústria 4.0”

Em poucos anos, os processos de produção deverão se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. É a “Indústria 4.0”, que engloba as principais inovações nos campos de automação, controle e tecnologia da informação. A quarta revolução industrial afetará o mercado como um todo e exigirá a criação de modelos de negócios mais inteligentes. O perfil da mão-de-obra deverá mudar significativamente e na esteira dessa transformação está uma nova proposta em gestão de pessoas.

Ao analisar os desafios e os avanços da “Indústria 4.0” no mercado de trabalho, a presidente da ABRH-PR – Associação Brasileira de Recursos Humanos no Paraná, Susane Zanetti, assinala que, com certeza, as indústrias continuarão precisando de gente com formação específica, mas os profissionais terão de lidar cada vez mais, por exemplo, com áreas sobre as quais não estudaram na faculdade. Igualmente, as empresas deverão voltar suas estratégias em gestão de recursos humanos priorizando a capacitação em relacionamento e a formação de lideranças.

Susane coloca que as organizações deverão investir pesado no desenvolvimento de um ambiente de trabalho com liderança inspiradora e transformadora. O apoio do corpo diretivo para novas ideais, respeito à diversidade, autonomia e liberdade na tomada de decisões também deverão ser disseminados nesse novo formato de gestão de pessoas. Neste contexto, está a importância da formação de lideranças.

Para Susane o verdadeiro líder se apresenta na crise, no caos, nos períodos de maior adversidade com resultados diferenciados e novas formas de pensar e agir. “Então, falamos de um líder positivo, defensor de valores e com valores. De um líder que não se preocupa só com a sua vida e carreira, mas com seu legado na vida e carreira”, pontua.

Compartilhar