Startups de Maringá e região são selecionadas para o ciclo de aceleração 2018 do InovAtiva

O ecossistema de startups de Maringá e região segue crescendo em ritmo acelerado e agora conta com cinco (05) projetos selecionados para o Ciclo de Aceleração 2018 do InovAtiva, o maior programa de aceleração de startups do Brasil.

Trata-se de um programa gratuito de aceleração em larga escala, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

As startups de Maringá selecionadas – algumas spinoffs de empresas de TI que iniciaram um processo de inovação em seus modelos de negócio – foram a iVeris, Playview, MegaSoares QR Code, Tinbot e Vexsoft. Paranavaí e Umuarama foram representadas pelas startups Gemini Cloud Backup e GourmetPDV, respectivamente.

A iVeris é a uma ferramenta para captura técnica de provas digitais e que permite que vítimas de injúria, ameaças ou racismo, consumidores insatisfeitos ou qualquer pessoa faça o registro e uma prova digital de forma imediata, rápida e barata.

Para Alexandre Munhoz, empresário maringaense e criador do iVeris, a ideia surgiu pela vontade de levar justiça a maior parte da população. “Uma pessoa com conhecimentos básicos em internet e aplicativos pode fazer a captura de uma prova digital no mesmo nível que um especialista da área, com diversos metadados técnicos, certificação digital e um método de validação da integridade da prova”, explica.

De acordo com Érica Sanches, consultora do SEBRAE e Gestora do Projeto de Potencialização das empresas de TI da regional Maringá, “este resultado demonstra que a estratégia do setor pautada em levar informações para que os empresários inovem e encontrem oportunidades em novos modelos de negócios, vem dando certo”.

Para Rafaela Campos, presidente da Software by Maringá, os números mostram o resultado positivo de um trabalho conjunto de todo o ecossistema de TI para fomento das startups. “Queremos apoiar as startups e consolidar Maringá e Região como um dos quatro principais polos de TI do Brasil até 2020, sendo referência como um Ecossistema de Inovação”, declara Rafaela.

No ano passado, por meio de uma parceria entre Armazém Digital, Sicoob e Software by Maringá, foi lançada a EVOA, primeira aceleradora de startups de Maringá e região, totalmente sem fins lucrativos. O projeto, tem como propósito preparar, apoiar e desenvolver empresas com potencial de crescimento exponencial para que possam receber os primeiros investimentos e assim, decolar globalmente.

A Software by Maringá realiza encontros periódicos de empresários, promove a capacitação das empresas e dos profissionais de TI e trabalha a articulação dos demais atores do ecossistema de TI. Há cinco anos promove TICNOVA, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do sul do país, composto por palestras, minicursos e workshops para promover a integração de pessoas, incentivar a geração de empresas, produtos e serviços inovadores por meio de atualização tecnológica, difusão de tendências, aplicação de conceitos e geração de inovação.

Compartilhar