Tecpar e Senai ampliam parceria na área de tecnologia e inovação

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Serviço de Aprendizagem Nacional (Senai), firmaram nesta quinta-feira (21) um memorando de entendimentos para desenvolvimento de projetos em parceria. Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Fabio Cammarota, o propósito é a conjunção de esforços com a finalidade de viabilizar oportunidades de cooperação no desenvolvimento tecnológico em empreendimentos inovadores.

Entre os itens em que as duas instituições trabalharão juntas estão a Coincubação, o Energy Camp e Smart Farm, a Certificação de geração distribuída (Selo GD) e a Certificação de cadeia de biocombustíveis, além de outros setores que possam ser considerados de interesse técnico científico mútuo dos parceiros.

Cammarota, explica que essas áreas são estratégicas para o instituto, em alinhamento às diretrizes do Governo do Estado. “O Tecpar recebeu a missão do Governo do Estado de liderar o processo de inovação e do desenvolvimento tecnológico no Paraná”, diz ele. “Essa parceria com o Senai é importante para mostrar que o instituto está de portas abertas para estreitar o relacionamento com a iniciativa pública e privada”, destaca.

Para o diretor regional do Senai, José Antônio Fares, a parceria entre as instituições tem todas as condições para ser bem-sucedida, inclusive com possibilidade de um incremento na área do agronegócio, na qual o Senai tem interesse.

“O Tecpar é uma instituição com um histórico de realizações, de impulsionar a inovação, o desenvolvimento e a pesquisa no Estado. Tem infraestrutura, incubadora, um processo de certificação muito forte e um nome reconhecido no mercado. Por outro lado, o Senai é uma instituição forte na formação profissional e na inovação tecnológica. Então, estas duas entidades juntas têm muitas oportunidades”, afirma Fares.

INCUBADORA – O Tecpar conta com a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), assim como o Senai. A ideia em relação à coincubação, segundo o diretor da Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, é complementar os processos de incubação das duas instituições, permitindo que os incubados tenham acesso à infraestrutura tanto do Tecpar quanto de Senai.

Já em relação ao Energy Camp e Smart Farm, a intenção é revitalizar os campi do Tecpar na CIC, em Jacarezinho e em Araucária, com esses novos conceitos, que são trabalhados pelas duas instituições. “Queremos trabalhar com o living lab, para nossos campi serem laboratórios a céu aberto”, diz Rafael Rodrigues.

A ideia, segundo ele, é que o câmpus CIC passe ter uma área para o Energy Camp, apoiando assim as atividades do Tecpar na área de energias renováveis. Já os campi de Jacarezinho e Araucária levariam à frente projetos do agrotech, para testar tecnologias inovadoras voltadas ao agronegócio”, pontua.

O último item do acordo, sobre certificação de geração distribuída (SELO GD) e a Certificação de cadeia de biocombustíveis, busca estreitar as relações entre o Tecpar Certificação, divisão cujo negócio é a certificação de produtos e sistemas, com o Senai. “Atuaremos desta forma de maneira mais sinérgica na área de certificação”, analisa Rodrigues.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Compartilhar