Any2Any: comunidade do ecossistema de marketplaces é lançada por empresários que somam bilhões em vendas

A proposta é gerar valor, fazer trocas para crescimento mútuo e influenciar o mercado através do novo modelo de negócios, o B2N

A comunidade Any2Any, composta por cerca de 30 grandes players de relevância nos marketplaces, foi lançada nesse mês de abril, em São Paulo, durante encontro presencial no Rubaiyat, localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima.  

A comunidade, que promete ditar ritmo para influenciar o ecossistema de e-commerce nacional, gerando mais negócios, com menos esforços e custos, chega como uma oportunidade de alavancagem de crescimento para os membros de uma comunidade seleta. 

“Devido à alta demanda e procura crescente no e-commerce brasileiro e o novo comportamento de compra dos consumidores, os atuais modelos de negócio conhecidos como: B2B, B2C e até o D2C, não são mais suficientes. Nos deparamos hoje com um cenário de escassez em escala. E para resolver esse gargalo, lançamos a comunidade Any2Any, trazendo vida ao novo conceito: o BN2, que são negócios sendo feitos através de uma rede. O B2N, que significa “Businnes to Network” ou “Negócios em Rede”, traz, através de pessoas de relevância no mercado, uma nova oportunidade para tracionar os negócios de todos. Aqui temos pessoas selecionadas que impactam e geram negócio e que estão na comunidade para fortalecer conexões e transformar a realidade do mercado e potencializar seus negócios. Essa é a comunidade Any2Any. Afinal, ao caminhar sozinho pode ser que se chegue mais rápido, mas se caminharmos juntos, chegaremos mais longe”, destaca o CEO do ANYMARKET (Hub de integração especialista em marketplace e líder de mercado na América Latina), Victor Cobo. 

Nesse sentido, para a proposta de resolver gargalos em todos os níveis da jornada de venda e compra, a missão da comunidade Any2Any foi buscar, na história da evolução humana, referências que resolveram problemas e escassez em escala. E a resposta foi encontrada através de um conceito que venceu ao teste do tempo: o efeito em rede; e aplicou-se como estratégia de negócio. 

“É importante entender que o gargalo é um indicador que alerta o quanto a performance e todo o fluxo estão comprometidos. E quando pensamos o que pode ser o oposto de gargalo, chegamos na concepção que o efeito em rede é a melhor resposta. E na história temos exemplos disso: a evolução da internet iniciou com as linhas telefônicas, que apresentavam um sistema escasso; somente uma pessoa (ou linha) se comunicava com uma outra pessoa/linha (uma relação apenas de 1:1), e a resolução deste “gargalo” foi a rede de computadores e dispositivos conectados ou, em outras palavras, a internet. E tantos outros exemplos que formos buscar abundância, naturalmente vamos encontrar como solução o termo “rede”: rede de saneamento, rede carros ofertando mobilidade por meio de um aplicativo, rede de streaming ofertando vários catálogos de filmes, séries e jogos, entre outros. E com essa contextualização e nível de maturidade de resolução de sistemas escassos, é que nasceu a primeira comunidade organizada de marketplaces do país”, explica o executivo do ANYMARKET. 

De acordo com os membros da comunidade esse modelo de negócio mais que uma tendência, servirá de estratégia de posicionamento, proporcionando abundância e removendo possíveis gargalos. “São pessoas com interesse comum, que se organizaram e que pela relevância, pela troca e experiência conjunta, vão construir um cenário de muita abundância”, explica Jasper Perrú que é especialista em parcerias e gerencia essa área na suíte para marketplaces ANYTOOLS. 

Movidos por conhecimento e confiança 

A construção de relacionamentos, conexões e o sentimento de confiança são pontos importantes para alavancar os resultados de qualquer negócio. No livro “Ecossistema de Parceiros”, as autoras citam o quanto a estratégia de “nearbound” que significa “próximo” é capaz de incentivar as pessoas que já confiam em uma marca e nas empresas parceiras dela. Quando existe confiança, essas pessoas serão as primeiras a indicarem uma solução proposta pelas marcas. 

“Somos de uma época que quem era vendedor de marketplace e e-commerce escondia os pacotes no correio para que ninguém visse o que o outro estava vendendo. O problema era que todo mundo queria saber o que o outro estava vendendo, como estava vendendo. Mas não existia ninguém para ajudar. E hoje temos a comunidade Any2Any com grandes empresários com conhecimento, cases de sucesso e uma rede sólida de relacionamento. E nós, que somos dessa época que citei, estamos hoje na comunidade dispostos a compartilhar conhecimento e contribuir com o crescimento mútuo”, pontua a CEO da Ecom Solutions, Ana Paula Delboni. 

Protagonismo em um mercado gigante 

Quase 2 milhões. Este é o número de e-commerce no Brasil em 2023, de acordo com o levantamento “Perfil do E-commerce Brasileiro” do BigDataCorp. O número expressa um crescimento anual de 16,5%.  

Mesmo que o marketplace mude, seja na implementação de novas funcionalidades ou até por meio da revolução dos canais e da inteligência artificial, ter uma comunidade forte é o que vai garantir um negócio sustentável, escalável e que dite as tendências. 

Portanto, a proposta de valor da comunidade é, através da relação de confiança, construir um relacionamento de ganha-ganha transparente. “As discussões e os conteúdos que já estão sendo gerados pela comunidade serão essenciais para sermos protagonistas do desenvolvimento de soluções para o mercado brasileiro”, destaca o CTO da Social Digital Commerce, Alexandre Assis. 

Dados para auxílio de decisão 

Durante o lançamento da comunidade os membros receberam um relatório exclusivo referente ao primeiro trimestre do ano com dados de vendas, operação e atendimento nos marketplaces. O relatório foi produzido considerando os principais indicadores que impactam nas decisões de mercado e foi construído junto com os membros da comunidade.

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