A 7ª edição do Corporate Venture in Brasil será nos dias 24 e 25 de outubro, em São Paulo. Evento terá recorde de investidores internacionais participantes. Inscrições estão abertas até 20 de outubro
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e o Global Corporate Venturing (GCV), realizarão, nos dias 24 e 25 de outubro, no Holiday Inn Anhembi Parque Hotel, em São Paulo, a 7ª edição do maior evento de Corporate Venture Capital (CVC) da América Latina, o Corporate Venture in Brasil (CV in Brasil). A inciativa visa o desenvolvimento da indústria e do ecossistema de venture capital brasileiro por meio da expansão de fundos de CVC no país, promovendo encontros, workshops, reuniões de negócio, mesas redondas, painéis, networking, e trocas de experiências entre corporações brasileiras e estrangeiras trabalhando com inovação aberta e venture capital. Os ingressos serão vendidos até o dia 20 de outubro, respeitando a lotação máxima do espaço. Inscrições aqui.
Corporate Venture Capital (CVC) é a modalidade de investimento por meio da qual grandes corporações investem diretamente em startups e empresas inovadoras ou em fundos que realizam a gestão dessas operações. O CVC é visto também como uma ferramenta para acelerar a atualização de grandes empresas antecipando mudanças tecnológicas. Trata-se, principalmente, de uma prática para viabilizar objetivos estratégicos das empresas relacionados à inovação em novos negócios, produtos e serviços, seguindo tendências globais de eficiência operacional, digitalização, padrões de consumo e tecnologias emergentes.
O Brasil segue na liderança do ecossistema de CVC na América Latina, tornando-se exemplo para os países vizinhos. “Isso tem chamado atenção das grandes corporações e fundos de investimento nacionais e estrangeiros”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. “O Brasil virou referência de país inovador, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos segmentos de mercado que despertam interesse internacional, além de fomentar a indústria nacional”, afirma.
Para o diretor de Gestão Corporativa, Floriano Pesaro, que irá representar a Diretoria Executiva da Agência no evento, “com essa 7ª edição do CV in Brasil, que tem a sustentabilidade, a diversidade e práticas ESG como foco, mais uma vez, a ApexBrasil proporcionará um ambiente favorável aos negócios, e principalmente, aos investimentos que garantam maior competitividade à economia brasileira”.
Pela primeira vez, considerando os dados da pesquisa World of Corporate Venturing 2023 do GCV, um país latino-americano ingressou no Top 10 do ranqueamento de países com maior quantidade de transações (deals) de CVC. Esse país foi o Brasil, consolidando a posição de destaque na região que já vinha apresentando desde 2011 como maior mercado de venture capital. Ademais, de acordo com o a edição de 2023 do “Global Innovation Index” , publicada no final de setembro, o Brasil agora está posicionado como a economia mais inovadora da América Latina. Segundo a publicação, o país obteve um significativo avanço no cenário global de inovação, subindo cinco posições no ranking e ultrapassando o Chile, tradicional líder regional.
Segundo o CEO do GCV, James Mawson, o CV in Brasil já atraiu mais de US$ 550 milhões em novos investimentos de CVCs internacionais para startups e fundos brasileiros. Mawson destaca a importância da parceria com a ApexBrasil para a realização desse evento e o potencial do mesmo. “As corporações detêm um grande poder para escalar novos negócios e empresas inovadoras, sejam como clientes, fornecedoras ou investidoras. Sabemos que esta aliança entre ApexBrasil e GCV apoia o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo no país, que cresce a passos largos ano a ano”.
Programação do CV in Brasil 2023
Desde 2015, a ApexBrasil realiza o CV in Brasil em parceria com a GCV, a maior plataforma de negócios, dados e relacionamento de Corporate Venture Capital do mundo. Segundo o analista da Coordenação de Investimentos da ApexBrasil, Jayme Queiroz, o objetivo é fomentar atividades de inovação e capital de risco de grandes corporações internacionais no Brasil, bem como estimular o desenvolvimento de atividades empresariais corporativas, de inovação aberta e de investimentos por parte de empresas brasileiras. “A proposta é que as corporações brasileiras tenham contato com as melhores práticas e que isso aumente sua competitividade e capacidade de inovar adotando o modelo de CVC como um catalisador dessa estratégia”, afirma Jayme.
O contexto envolvendo esse modelo de negócio, destacando as melhores práticas, cases, oportunidades e desafios, será o assunto tratado durante os dois dias da 7ª edição do Corporate Venture in Brasil e em todas as suas atividades paralelas (Women in Venture, rodada de negócios e quatro workshops). A Conferência contará com a presença de corporações dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, Guatemala, México, Argentina, Chile e Uruguai, além do Brasil, que participarão da agenda e compartilharão suas experiências no universo de CVC.
Serão, ao todo, 27 grandes corporações internacionais e dezenas de brasileiras participantes, número superior a todas as edições anteriores do CV in Brasil. Dentre elas, estão: EMBRAER, Thomson Reuters Ventures, NOVA Saint-Global, Porsche Ventures MACH49, Galicia Ventures, , SoftBank Latin America Fund, CSN Inova Ventures, Vale Ventures, Oxygea Ventures, EDP Ventures Brasil, Irani Papel e Embalagem S.A, ArcelorMittal AçoLab Ventures, Sancor Seguros Venture, Kamay Ventures & Overboost, Vivo Ventures & Wayra Brasil, Valetec Capital e outras corporações.
Na agenda dos dois dias de evento haverá painéis, debates e apresentações sobre diferentes temas como: perspectivas dos investidores internacionais, contabilidade de ativos aplicada a CVCs, recrutamento e retenção de talentos, integração de novos modelos de negócios com a corporação e seus clientes, implementação da abordagem de CVC, realização de novos investimentos no Brasil e exterior, entre muitos outros assuntos. No segundo dia haverá ainda o momento “Corporate Venture in Brasil Awards 2023”, quando corporações brasileiras atuando com Corporate Venture Capital serão premiadas nas seguintes categorias: Largest Investment; Most active CVC (Number of Deals); Largest Exit; e Largest Fundraising Announcement.
Confira a programação completa aqui
Os interessados em participar podem adquirir os ingressos que estão sendo vendidos no link do CV in Brasil. Seguindo a necessidade de descarbonização global, o GCV plantará uma árvore para cada ingresso vendido.
Mulheres nos negócios
Esta será a segunda edição do CV in Brasil com um evento dedicado para mulheres investidoras. O “2nd Women in Venture” será apenas para convidadas e ocorrerá no dia 23 de outubro, durante as atividades de pré-conferência. Este ano, a ação contará com nomes de peso da indústria de investimentos, sessão de pitch de startups lideradas por mulheres, além de um almoço exclusivo para relacionamento entre as participantes.
Segundo pesquisa realizada em 2022 pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e GCV, em parceria com a Elo Group, Fundação Dom Cabral e ApexBrasil, na média, as mulheres compõem até 50% das equipes em 78,8% dos CVCs no país, com fatia representativa (21,2%) sem participação nenhuma nas equipes, o que torna esse tipo de iniciativa ainda mais importante.
A participação feminina no ecossistema de CVC teve destaque no CV in Brasil 2022. Na ocasião, três painéis foram compostos exclusivamente por mulheres, entre eles o painel Corporate Venture Capital Growth in Latin America que foi composto integralmente por mulheres executivas do Chile e da Argentina, além da participação de mulheres em diversos outros painéis e dinâmicas do evento, incluindo o próprio Women in Venture. No ano passado, a atividade exclusivamente dedicada para as mulheres reuniu mais de 80 investidoras e este ano são esperadas cerca de 150 participantes.
A pauta sobre presença feminina no mercado internacional tem sido prioritária para a ApexBrasil desde a assinatura do compromisso de equidade de gênero e do lançamento do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), realizados no primeiro semestre. “Em todas as áreas de atuação da Agência, como promoção de exportações, internacionalização de empresas e atração de investimentos, estamos colocando uma “lente” de gênero”, explica a diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza. “No Corporate Venture in Brasil não seria diferente. Trata-se do maior evento da América Latina nessa área, portanto uma oportunidade de colocarmos em destaque o que as mulheres estão fazendo e o que podem fazer neste campo”, reforça Repezza.
Quatro workshops exclusivos
- Planejando e Implantando um CVC de Sucesso – Melhores Práticas
- 2ND Roundtable: HealthTech – Pharma Corporate Innovators and CVCs Discussion
- Mineração do Futuro: Construindo uma Cultura de Inovação e Venture Capital
- Workshop: Construindo uma Estratégia de CVC para Investimento de Impacto
CVC no Brasil e no mundo
Ainda segundo dados da pesquisa brasileira realizada pela ABVCAP e GCV, em 2022, o mercado de Venture Capital passou por um ajuste, com diminuição no ritmo de investimentos, aumento de ciclo de avaliação de startups e readequação dos valores e das rodadas de investimento. No entanto, o crescimento de mercado de CVC não foi abalado, pelo contrário, demonstrou aumento de interesse, com 13 empresas listadas lançando seus fundos e anunciando R$ 3,04 bilhões de reais em capital comprometido para o mercado.
Como mostram os números, a modalidade está em franco crescimento no país e no mundo. Segundo levantamento realizado pela ApexBrasil, entre 2016 e 2021, houve um salto de 800% no número de corporações investindo dessa forma no Brasil, passando de 13 para 104, com novos entrantes a cada ano. No mundo todo, de acordo com dados do GCV World of Corporate Venturing, em 2011, eram 356 fundos de CVC ativos e, em 2022, esse número havia saltado para 2.604, totalizando 7.019 Corporações investindo no mundo.
Outra evidência do avanço do CVC no país foi o recorde de participantes na última edição do CV in Brasil, realizado em outubro de 2022. O evento reuniu 25 investidores estrangeiros, 11 startups brasileiras e 17 estrangeiras, promoveu mais de 300 reuniões de negócios e acolheu um público de 600 pessoas interessadas no assunto. Ao longo das edições anteriores, foram mais de 90 corporações internacionais presentes, mais de 600 reuniões de negócios facilitadas e aproximadamente U$ 550 milhões em novos investimentos gerados. Cada edição contou com dezenas de palestrantes e uma seleção especial de empresas e fundos de capital de risco brasileiros em fase de captação de recursos.