A CCR Aeroportos informa que as obras do projeto de modernização do Aeroporto de Londrina (LDB) já começaram. Como administradora do aeroporto desde março de 2022, a empresa está empenhada em aprimorar as instalações, criar uma melhor infraestrutura para o desenvolvimento econômico do norte do Paraná e oferecer uma melhor experiência de viagem aos passageiros.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24), no Aeroporto de Londrina, em solenidade que contou com a presença do governador do Paraná, Ratinho Júnior, do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e do CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.
As intervenções estruturais previstas para a obra incluem:
– A adequação de RESA (áreas de escape na pista) à legislação vigente;
– Reforma e ampliação do terminal de passageiros;
– Implantação de duas pontes de embarque;
– Construção de novo pátio de aeronaves para 6 posições C;
– Nova estrutura de Seção Contra-Incêndio (SCI).
Além destas intervenções, haverá a implantação de ALS e viabilização de infraestrutura para o Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS CAT I.). Porém, cabe à concessionária apenas a preparação da estrutura necessária para implantação do ILS. O sistema, em si, é de responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
O investimento total para essas obras está estimado em R$ 185 milhões. Além disso, este projeto contribuirá significativamente para a economia local, gerando mais de 230 empregos diretos durante a fase de construção.
A expectativa é concluir as obras até o final de 2024. Durante todo o período de obras, a CCR Aeroportos se empenhará para minimizar os transtornos aos passageiros e manterá uma comunicação transparente sobre o andamento dos trabalhos.
“Através dessas obras que estamos executando no Aeroporto de Londrina, estamos comprometidos em criar uma infraestrutura aeroportuária mais avançada e eficiente, preparada para atender tanto o transporte de passageiros quanto de cargas. Acreditamos que essa transformação terá um impacto significativo no desenvolvimento econômico não apenas de Londrina, mas de toda a região norte do Paraná”, declara Fabio Russo, CEO da CCR Aeroportos.
Melhorias em 15 aeroportos
Além do Aeroporto de Londrina, a CCR Aeroportos vai iniciar, de forma simultânea, obras de melhorias na infraestrutura em outros 14 aeroportos que estão sob sua administração no Brasil: Goiânia (GYN), Palmas (PMW), São Luís (SLZ), Imperatriz (IMP), Teresina (THE), Petrolina (PNZ), Curitiba (CWB), Londrina (LDB), Foz do Iguaçu (IGU), Bacacheri (BFH), Navegantes (NVT), Joinville (JOI), Bagé (BGX), Pelotas (PET) e Uruguaiana (URG). A empresa contratada para executar os serviços é a HTB Engenharia e Construção. A previsão é que as obras em todos estes aeroportos sejam concluídas até o final de 2024. O investimento total é de R$ 1,8 bilhão. Cerca de 2,3 mil empregos diretos serão gerados.