Curitiba recebeu o 5º Workshop PIM/PUCPR, patrocinado pela Fulbright Brasil e CAPES, com o tema “Engenharias e Inteligência Artificial: O Papel da Universidade na Formação Ética e Eficiente para os Desafios da Indústria 5.0”. O encontro aconteceu na HOTMILK, ecossistema de inovação da PUCPR, e reuniu professores brasileiros e norte-americanos, representantes do governo, empresas e startups para discutir como a inteligência artificial está transformando o ensino e o mercado de trabalho.
O workshop integra o Programa Especial de Modernização do Ensino de Graduação (PMG), que promove o intercâmbio acadêmico entre docentes do Brasil e dos Estados Unidos. A iniciativa possibilita visitas de professores brasileiros a instituições de referência mundial, como Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Virginia Tech, Universidade da Carolina do Norte, dentre outras. Além de trazer ao Brasil docentes norte-americanos para compartilhar experiências, debater metodologias inovadoras e propor melhorias na graduação.
Um dos destaques foi a presença do Prof. Andrew Katz, do Departamento de Educação em Engenharia, da Virginia Tech, apresentando sobre “Considerações Éticas e Inteligência Artificial Responsável.”
Estiveram presentes representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI-PR), além de empresas como Bosch e Forvia, que trouxeram a perspectiva do setor produtivo sobre as competências exigidas dos novos profissionais. Startups instaladas na HOTMILK também participaram, apresentando soluções inovadoras em educação e tecnologia. A programação contou com palestras, mesas-redondas e apresentações de pesquisas recentes.
“Encontros como este mostram a importância de aproximar a universidade, o setor produtivo e os ecossistemas de inovação para discutir os impactos da inteligência artificial. É dessa troca que surgem ideias capazes de transformar a formação acadêmica e responder aos desafios que a sociedade e a indústria já enfrentam”, destacou Marcelo Moura, diretor da HOTMILK.
Ricardo Rocha, assessor da SETI Paraná, foi palestrante no workshop com o tema Engenharia e Inteligência Artificial, papel da universidade na formação ética e eficiente para os desafios da indústria 5.0 e destaca que “Mais do que competências técnicas, essa formação exige responsabilidade ética, domínio das tecnologias emergentes e compromisso com soluções colaborativas e sustentáveis para os desafios da sociedade. O encontro também trouxe reflexões sobre o papel estratégico da universidade na preparação de engenheiros para um futuro cada vez mais tecnológico e, ao mesmo tempo, profundamente humano”.
O evento reforçou o papel da universidade em formar profissionais éticos, inovadores e preparados para lidar com tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial, em colaboração com empresas e governo. Além do workshop, o projeto prevê missões internacionais que permitem aos docentes conhecer práticas educacionais nos Estados Unidos, consolidando o intercâmbio acadêmico como uma ferramenta estratégica de modernização do ensino de graduação.