Duas universidades do Paraná são vencedoras do Prêmio Educação e Empregabilidade 2025

Compartilhar
Carlos Furlan (Pravaler), Fernanda Verdolin (Workalove),Vidal Martins e Vinícius Hernandes (PUC PR) e Rodrigo Capelato (Semesp)

A PUC PR e o Centro Universitário Integrado são vencedoras do Prêmio Educação e Empregabilidade 2025, idealizado pelaWorkalove, vertical de empregabilidade do Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A iniciativa inédita tem como objetivo reconhecer instituições de ensino superior privadas ou comunitárias que se destacam na preparação dos estudantes e egressos para os desafios do mercado de trabalho.
 

No eixo “Área de carreiras com boas práticas”, a PUC-PR, de Curitiba, levou o primeiro lugar. Com quase 30 mil estudantes, a instituição apresentou iniciativas como o Conexão Carreiras, que aproxima estudantes de empresas renomadas, e o Observatório de Carreiras e Mercado de Trabalho, que revelou que 90% dos participantes da comunidade Alumni da PUC-PR estão inseridos no mercado de trabalho, com 71% atuando na área de formação — indicador claro do impacto positivo e da efetividade de suas ações no desenvolvimento profissional de seus egressos.

A gente tem um trabalho bastante forte de preparação dos nossos estudantes para o mercado de trabalho com uma área dedicada que é o PUC Carreiras, que trabalha em diversas dimensões. Além da gestão dos contratos de estágio, o programa prepara estudantes para entrevistas e dá suporte para desenvolver soft skills. O prêmio é sempre um reconhecimento do trabalho e é muito significativo”, comemora Vidal Martins, vice-reitor da PUC paranaense.

Em “Planos pedagógicos alinhados com o mundo do trabalho”, quem mais se sobressaiu foi o Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão (PR). Com mais de 10 mil estudantes, a universidade apresentou um processo estruturado de atualização dos planos pedagógicos e comprovou sua excelência ao receber nota máxima (5) no Conceito Institucional do MEC – indicador concreto da qualidade e da consistência acadêmica da instituição. O Centro Universitário é referência regional por sua infraestrutura moderna e laboratórios com tecnologia de ponta, além de adotar metodologias de ensino inovadoras conduzidas por um corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

“É o resultado de um trabalho conjunto e esse prêmio foi muito importante porque a gente conseguiu reunir tudo que a gente faz e teve muito aprendizado nesse projeto. A gente quer que o aluno tenha um diferencial e para isso, ele passa por uma trilha de aprendizagem que dá a ele condições para sair um profissional melhor, não só na parte técnica, como também na comportamental”, diz Rosely Scheffer, coordenadora da área de carreiras do Centro Universitário Integrado.

Prêmio Educação e Empregabilidade 2025

O Prêmio recebeu um total de 150 instituições de ensino inscritas de todo o país, 77 foram para fase classificatória e 59 chegaram à fase de pré-finalistas. Foram avaliados projetos que promovem a inovação curricular, núcleos de carreira estruturados, relacionamento ativo com o setor produtivo e órgãos governamentais e soluções inovadoras que desenvolvam capacitação.

Foram oito finalistas: Centro Universitário Integrado (PR), Atitus Educação (RS), Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR (PR), Centro Universitário Belas Artes (SP), Centro Universitário de Excelência – ENIAC (SP), Cesar School (PE), a Universidade do Vale do Taquari – Univates (RS) e Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM (RJ), homenageados e destacados em primeiro e segundo lugar de cada categoria durante o FNESP, maior Fórum de Ensino Superior da América Latina, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, em São Paulo. O prêmio contou com o apoio do Semesp, CertifikEDU, Simplifica, Hoper Educação, Xtrack, UnicoSkill e Revista Ensino Superior.