Paraná teve uma taxa de crescimento de 15% no envio de pacotes no terceiro trimestre de 2025 — envolvendo pequenos, médios e grandes negócios, em relação ao mesmo período do ano anterior, que posiciona o estado com o quinto maior índice de crescimento no período no país. Esse levantamento faz parte da terceira edição do “Mapa da Logística”, realizado pela Loggi que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes no terceiro trimestre de 2025 no Brasil.
O Paraná destacou-se como quinto estado em quantidade de envio de pacotes por pequenas e médias empresas (PMEs), com 10% das remessas — mais que o dobro da participação das grandes marcas (4%).
O Sul destaca-se como o local em que as pequenas e médias empresas (PMEs) têm maior presença (22%), sendo maior que as grandes marcas (12%), além de ser a segunda região com o maior volume de envio de pacotes por pequenos e médios negócios.
De acordo com o levantamento, os empreendedores aumentaram em 22%, em comparação com o 2º trimestre deste ano, o uso de pontos de recebimento de pacotes (do conceito de Pick up and Drop off points — PUDOs), que evidencia a preferência por opções de coleta que tem mais flexibilidade e geram mais praticidade.
As datas comemorativas, como Dia dos Pais e Dia do Cliente, foram impulsionadores do avanço das vendas e entregas para pequenos negócios com crescimentos de 94% e 68%, respectivamente.
Entre os produtos mais comercializados no período na região Sul do Brasil, estão: vestuário e moda (1º), cosméticos e perfumaria (2º), eletrônicos e informática (3º), serviços financeiros (4º) e itens de livraria (5º).
O Mapa da Logística é um levantamento da Loggi lançado em 2025 que apresenta a cada trimestre os dados locais e nacionais de envios e entregas, destaca categorias de produtos em expansão, além de trazer insights e ser referência para empresas de todos os tamanhos, em especial pequenos e médios empreendedores que vendem online para se conectarem com novos mercados em expansão e ampliarem suas vendas. Os dados são coletados com base em envios realizados — entre pequenos, médios e grandes negócios, desde quem envia dezenas de pacotes até milhares diariamente — em todas as regiões do Brasil.
Nesta terceira edição, foi analisado o movimento logístico do Brasil no 3º trimestre deste ano, considerando mais de 16 milhões de pacotes enviados em mais de 5 mil municípios conectados nas cinco regiões do país, por uma base de 22 mil empresas de diferentes segmentos e regiões.

