Economia circular inspira empresas pela redução de emissão de gases e preservação de recursos naturais

Em Curitiba, cidade mais sustentável da América Latina, companhias como a Tecnotam e a Elis, associadas à AHK Paraná, promovem o consumo consciente em prol do meio ambiente

Green circular economy concept. Hand showing arrow infinity symbol with grass texture and two globes of different colors.

Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina, conforme o ranking Cidades Sustentáveis, e várias das empreas com sede na capital paranaense e região se destacam por suas ações inspiradoras no campo da preservação ambiental. Elas contribuem, ainda, com a manutenção do Paraná na liderança no índice de sustentabilidade entre todos os estados do Brasil.

Entre as prioridades dos modelos de negócios estão a preocupação, por exemplo, com os cuidados contra o desperdício de água, descarte adequado de resíduos e emissão de CO2, temas em vasta discussão pelo mundo. “Neste ano de 2024, as ações de sustentabilidade devem ganhar ainda mais destaque”, avalia o Carlos Polakowski, superintendente de Planta da Elis, empresa de gestão e higienização de têxteis associada à Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK Paraná).

A empresa é francesa e está presente em 29 países da Europa e América Latina, incluindo 20 estados do Brasil. A planta de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, conta com 200 colaboradores e atende a 700 clientes. A Elis realiza a higienização e desinfecção de têxteis, como uniformes profissionais, toalhas, tapetes, lençóis, guardanapos, entre outros, para hospitais, hoteis, salões de beleza, frigoríficos e demais indústrias de comércio e serviço, com aposta na economia circular, explica Polakowski.

“Por conta de todo o processo de economia circular no qual estamos inseridos, lavamos os uniformes, os têxteis, de forma racional no nosso processo de higienização. É um ponto de preocupação há muito tempo, assim como a geração de energia térmica e o reuso dos têxteis no final da vida útil”, afirma o superintendente.

Segundo ele, a segurança do processo garante e estende a sustentabilidade ao cliente. “Nosso processo consome menos da metade da água que em um processo doméstico. Então, imagine uma indústria com 100 pessoas, que levam uniformes para lavar em casa? A redução de consumo de água é gigante”, revela.

Outro ponto a destacar, conta Polakowski, é o uso da toalha contínua, instalada nos lavatórios, para enxugar as mãos, na comparação com o consumo de papel toalha descartável. “Ela reduz a emissão de CO2 em até 29%. E, em 2023, com um fornecedor parceiro, iniciamos um projeto de destinação de têxteis ao final da vida útil. Transformamos esse material em cobertores ‘corta febre’. Esses são alguns exemplos de sustentabilidade com efeito direto no meio ambiente e que são baseados na economia circular”.

Referência em sustentabilidade

Em Balsa Nova, também na região de Curitiba, a empresa de fabricação, recuperação e disposição de embalagens e peças Tecnotam, associada à AHK Paraná, se tornou uma referência em sustentabilidade ao receber o Selo Clima Paraná. A certificação é concedida a empresas e instituições que demonstram comprometimento e excelência em práticas ambientais sustentáveis, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para a construção de um futuro mais sustentável.

“Nos destacamos como uma referência não apenas em nosso setor, mas também como um exemplo inspirador de como as empresas podem desempenhar um papel fundamental na construção de um mundo mais sustentável”, afirma o especialista em sustentabilidade da Tecnotam, Jefferson Straub Duarte. 

O executivo explica que todos os pontos de geração de emissões atmosféricas da Tecnotam são monitorados por laboratórios homologados pelo órgão ambiental IAT – Instituto Água e Terra e na frequência estipulada pela legislação. Os resultados, diz ele, são inseridos no sistema de Declarações de Emissões Atmosféricas (DEA) do IAT.

Com a certificação de seu Sistema de Gestão Ambiental, conforme a norma internacional ISO 14001 versão 2015, a Tecnotam vem melhorando continuamente os processos produtivos, para aumentar a produtividade e economizar os recursos naturais, como água, energia elétrica, GLP, lenha etc., pontua Duarte. “Cada ponto de consumo no processo produtivo é monitorado diariamente, gerando indicadores de desempenho e metas para o gestor da área responsável”.

A Tecnotam participa do programa desde 2016, apresentando voluntariamente a Declaração de Emissões de gases de efeito estufa para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

Compartilhar