A indústria brasileira teve mais fôlego para projetar novos produtos em janeiro, em oposição ao registrado em dezembro último. A alta foi de 6,9% na comparação dessazonalizada em relação a dezembro de 2024. Já o índice original apresenta aumento de 18,1% em janeiro, o que dá a 2025 um panorama de início produtivo.
Esse é o resultado do Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, medido mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. O levantamento – que avalia a intenção da indústria de transformação em lançar produtos com base nos pedidos de registro de códigos de barras – aponta, no entanto, uma variação acumulada negativa de 5,2% nos últimos 12 meses.
Na opinião de Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de janeiro de 2025 alcançou a segunda maior intenção de lançamento de produtos da série histórica para o período, superado apenas por janeiro de 2024”. “Isso demonstra a confiança do empresariado para renovação do portfólio. Em 2025, as perspectivas são promissoras, pois o perfil atual das empresas fomenta um ambiente cada vez mais dinâmico e favorável à inovação.”
Índice medido por regiões:
Índice medido por setores:
Entenda o índice
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
· ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
· DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
· O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
o Todo 1º dia útil do mês
o Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
o Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
o Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
o Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
o Número Índice (Base: média de 2012 = 100)
- Paraná propõe compra de créditos tributários e redução de ICMS para auxiliar setor madeireiro
- Brasileiros estão entre os clientes mais exigentes do mundo, quando o assunto é atendimento com IA
- Companhias brasileiras já registram retorno médio de 16% sobre investimento em IA e projetam ROI de 31% em 2 anos, revela SAP
- Logística em 2026: inteligente, autônoma e decisiva para a competitividade
- Paraná tem quase 2 carros emplacados por minuto em novembro


