Mais uma vez Maringá e o estado do Paraná foram destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios. A quarta edição do ranking analisou 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes. A cidade de Maringá ficou com a primeira posição em eficiência na abertura de empresa, sendo considerada a 11ª mais competitiva do Brasil. Já o estado do Paraná ficou com o segundo lugar no ranking de eficiência da máquina pública.
Maringá foi o único município do Brasil a receber nota máxima no indicador de tempo para abertura de empresa e o prefeito Ulisses Maia foi para as redes sociais comemorar a conquista.
“Maringá mais uma vez gente primeiro lugar no Brasil. Agora ficamos em primeiro lugar, como a cidade com maior eficiência em abertura de empresas. Isso graças a uma série de reformulações de processos internos, incluindo capacitação aos servidores, investimentos em tecnologia, e a reformulação da legislação. Dessa forma, somos um ambiente apropriado para atrair investimentos, o que garante a geração de renda e empregos para a nossa cidade”, comemorou o prefeito.
O Secretário da Fazendo da Prefeitura Municipal de Maringá, Orlando Chiqueto, explica que a Prefeitura de Maringá aperfeiçoou os processos e a classificação das atividades econômicas, que totalizam 756 modalidades, categorizadas por risco baixo, médio e alto. Com a classificação de risco A, que é a mais baixa, o contribuinte recebe o alvará nas mãos em algumas horas. Desta forma, Maringá tornou-se referência para várias cidades do Estado.
“A aceleração econômica, o fortalecimento do empreendedorismo, o oferecimento de benefícios para a atração de investidores, direcionamento de recursos expressivos para a infraestrutura, saúde e educação que impactam diretamente a qualidade de vida, além de ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente e transparência no gerenciamento dos recursos públicos, fizeram com que Maringá recebesse diversos prêmios e reconhecimentos por diferentes instituições, como a Organização das Nações Unidas (ONU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR), entre outros”, conclui Chiqueto.
Tecnologia para gestão pública
Além da reformulação da legislação mencionada pelo prefeito, outro fator fundamental para a agilização do processo de abertura de empresas de Maringá foi o uso da tecnologia. Graças à plataforma OXY criada pela Elotech, a maior empresa de software de gestão pública do Paraná, todo o processo pode ser feito pelo portal da Prefeitura.
Alexandre Messiano, Analista de Requisitos da Elotech, explica que “ao utilizar a tecnologia com eficiência, conseguimos automatizar o processo de abertura de empresas na Prefeitura de Maringá. O processo é realizado através de uma integração com os sistemas de: georreferenciamento, tributário municipal e junta comercial, conseguimos assim, realizar a consulta de viabilidade e gerar os documentos necessários para o sistema “empresa fácil”. O resultado pode ser visto na redução do tempo de espera por parte do contribuinte, que antes do processo levava em torno de 30 dias e hoje é realizada em minutos.”
Por meio do novo sistema de Alvará criado pela Elotech e integrado ao site da prefeitura, a burocracia e o tempo para a abertura de empresas no município foram reduzidos drasticamente e resultaram na única nota máxima no Ranking de Competitividade dos Municípios.
A plataforma OXY conta 30 módulos integrados hospedados em nuvem em um dos maiores players do mercado, a AWS (Amazon Web Services) que garante 99,7% de disponibilidade. Entre eles está o Alvará Online que conta com integração com o programa Empresa Fácil da Prefeitura.
Igor Gorini, Arquiteto de Software da Elotech, explica que por ser uma plataforma 100% web, o OXY utiliza um banco de dados moderno, que pode ser otimizado para atender às necessidades específicas de cada município.
“Com um banco de dados eficiente e escalável, o OXY oferece uma performance superior, além de recursos avançados de consulta e análise de dados. Graças ao desenvolvimento nativo na web, toda a aplicação é desenvolvida para ser executada diretamente no navegador, dispensando a necessidade de instalação de software adicional. Essa abordagem proporciona uma maior facilidade de acesso, independência de plataforma e agilidade na atualização e manutenção da plataforma” garante Igor.
“A modernidade, a flexibilidade e a eficiência proporcionadas por essa abordagem 100% web garantem uma experiência completa e integrada para os usuários, além de facilitar a expansão e adaptação da plataforma às necessidades em constante evolução da gestão pública”, conclui ele.