Paraná ganha sua maior recicladora de plástico PET

Foto: Kraw Penas

A Packem S.A inaugurou na última quinta-feira (4) a primeira unidade da Packem WEEN no Brasil. Instalada numa área de 35 mil m² na Cidade Industrial de Curitiba e com 9.000 m² de área construída, divididos em três grandes galpões, a nova fábrica tem capacidade para reciclar 1,2 bilhão de garrafas pet por ano, volume duas vezes maior que o descarte anual de garrafas pet pela população de Curitiba e que equivalem a 15 milhões de unidades de big bags. Numa primeira fase, a Packem WEEN vai produzir flakes (flocos de material PET lavado, picado e moído), matéria prima usada na produção dos big bags sustentáveis da Packem. Na segunda fase, a unidade vai produzir os pellets (grãos de material PET/PCR descontaminado e processado para ser usado na produção de embalagens food grade) para atender a indústria alimentícia brasileira. Ao todo, a empresa investirá R$ 75 milhões nas duas fases do projeto.

WEEN é uma sigla da expressão Waste Elimination & Environmet Nurturing, o que em Português significa Eliminação de Resíduos e Desenvolvimento Ambiental. “Essa nova unidade de negócios faz parte do planejamento da empresa desde o início do processo de desenvolvimento e produção de big bags sustentáveis, pois ela completa o nosso projeto de economia circular. Não queremos usar material virgem para a produção dos nossos big bags, pois temos tecnologia para isso e, agora, uma fábrica com alta capacidade de produção de PET 100% reciclado”, destaca Eduardo Santos Neto, CEO da Packem.

Big bags é o termo utilizado para definir as embalagens que fazem o armazenamento e transporte de produtos a granel em geral, como fertilizantes, sementes, minérios e resinas plásticas, entre outros. A Packem foi a primeira empresa do Brasil a buscar uma alternativa ao polipropileno virgem, material oriundo do petróleo utilizado na confecção de bags em todo o mundo, que tem limitações para reciclagem e reprocessamento. A empresa encontrou no PET/PCR, o plástico processado depois de consumido, o substituto perfeito do polipropileno, já que o PET mantém todas as características de qualidade e resistência após a sua reciclagem. Assim, criou o primeiro big bag produzido com 100% de conteúdo reciclado e reciclável para a agricultura brasileira e, agora, expande seu mercado para outros segmentos que utilizam esta embalagem, com qualidade superior ao produzido com resinas virgens.

A Packem já produziu e entregou mais de 2 milhões de big bags sustentáveis nos últimos 12 meses e que começam a retornar neste ano para a reciclagem. “Com a Packem WEEN teremos condições de reciclar todos os big bags que produzimos e transformá-los em novos big bags, sem usar mais material virgem. Além disso, teremos capacidade para reciclar mais de duas vezes o volume anual de garrafas PETs descartadas no lixo hoje pela população de Curitiba”, explica Santos Neto.

A Packem WEEN vai agregar valor ao projeto de coleta seletiva da cidade de Curitiba. Atualmente, o programa Ecocidadão gera renda para mais de mil catadores que fazem parte das mais de 40 cooperativas e associações integrantes do projeto e recolhe cerca de 250 milhões de unidades de garrafas PET por ano. “Por falta de uma recicladora na cidade, a maior parte desse material é vendido para outros Estados para ser transformado. Agora, a nova recicladora firmará convênio com o programa para reciclar o máximo de material PET possível, recolhido em toda a cidade”, aponta.

“Além dos benefícios econômicos desse novo negócio, que agregará valor na transformação dos resíduos sólidos de PET e receita para o município, a nossa recicladora vai gerar milhares de novos empregos dentro do programa Ecocidadão. Estudos revelam que para cada tonelada de material PET recolhido são gerados três empregos na cadeia de coleta”, comemora o CEO da Packem.

O prefeito Rafael Greca confirmou essa visão. “Esta fábrica é ápice da cadeia de economia circular que nós sonhamos desde 1993. Transformar garrafas pet em material aproveitável para o agronegócio e também para reciclagem é criar um novo horizonte de sustentabilidade. A Packem WEEN é orgulho de Curitiba e esperança de um mundo cada vez melhor”, disse Greca.

A secretária do Meio Ambiente de Curitiba. Marilza do Carmo Oliveira Dias, disse que o município e as 40 associações do programa Ecocidadão trabalharão juntos com a Packem WEEN para gerar mais valor agregado aos resíduos recicláveis, reduzindo custos om transportes e emitindo menos gases poluentes na atmosfera. “Faltava em Curitiba uma empresa com uma visão sustentável como a Packem, que investisse na economia circular de forma completa. Por isso, a empresa já cresceu 1.000%, com sustentabilidade”, destacou.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou a importância dos novos empregos diretos e indiretos que o investimento da Packem WEEN está proporcionando, gerando mais renda para as famílias de Curitiba e mais riquezas para a economia do Estado. A Packem WEEN vai gerar 150 empregos diretos e 4.500 indiretos.

Segundo a Packem, os big bags sustentáveis são a maior inovação dos últimos anos no segmento de embalagens para produtos a granel em todo o mundo. “O objetivo da Packem sempre foi o de desenvolver a economia circular de embalagens para o setor, com o primeiro projeto 100% bag-to-bag do mundo. Com a Packem WEEN e a Packem Umasree, que inauguramos no próximo dia 16 de abril, na Índia, vamos reaproveitar 100% dos big bags de rPET que produzimos e, assim, cumprir o nosso compromisso em eliminar o plástico virgem do agronegócio e das indústrias, utilizando plástico reciclado, retirado das fazendas e do meio ambiente como um todo”, finalizou o CEO da Packem.

Compartilhar