Pesquisa do Gartner revela que apenas 15% dos líderes de aplicações de TI estão considerando, testando ou implementando agentes de Inteligência Artificial totalmente autônomos

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Embora a IA seja uma prioridade significativa, a eficácia e a maturidade das implementações variam

Apenas 15% dos líderes de aplicações de TI afirmaram que estão atualmente considerando, testando ou implementando agentes de Inteligência Artificial (IA) totalmente autônomos (ferramentas de IA orientadas para objetivos específicos que não requerem supervisão humana), de acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner, Inc., empresa de insights de negócios e tecnologia.

Em maio e junho de 2025, o Gartner conduziu uma pesquisa em todo o setor com 360 líderes de aplicações de TI de organizações com pelo menos 250 funcionários em tempo integral na América do Norte, Europa e Ásia/Pacífico, com o objetivo de compreender o impacto da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e da IA agêntica em aplicações empresariais.

“O hype em torno da IA agêntica continua a crescer, com os fornecedores posicionando os agentes de IA como a próxima fase da evolução da Inteligência Artificial que irá resolver as limitações dos assistentes GenAI mais tradicionais”, diz Max Goss, Diretor Analista Sênior do Gartner. “Setenta e cinco por cento dos participantes da pesquisa afirmaram que estavam testando, implementado ou já haviam implementado algum tipo de agente de IA em suas organizações; no entanto, preocupações com governança, maturidade e dispersão de agentes continuam a impedir a implementação de uma IA verdadeiramente agêntica.”

As barreiras à implementação de soluções totalmente autônomas são a falta de confiança nos fornecedores em oferecer segurança, governança e proteção contra alucinações de forma adequada, juntamente com preocupações sobre a prontidão organizacional. Apenas 19% dos entrevistados tinham alta ou total confiança na capacidade de seus fornecedores de oferecer proteção adequada contra alucinações. Enquanto isso, 74% acreditam que os agentes de IA representam um novo vetor de ataque à sua organização e apenas 13% concordaram fortemente que tinham as estruturas de governança adequadas para gerenciá-los.

O impacto dos agentes de IA é significativo, mas talvez não transformador

Vinte e seis por cento dos entrevistados consideraram que os agentes terão um impacto transformador na produtividade. A maioria (53%) considerou que o impacto seria significativo, mas talvez não transformador, e 20% consideraram que proporcionariam ganhos pequenos.

Expectativa dos agentes de IA sobre a produtividade

A pesquisa mostrou que apenas 14% dos entrevistados concordaram fortemente que há alinhamento entre TI, usuários corporativos e liderança sobre quais problemas a IA resolverá. Aqueles que concordam são 1,6 vezes mais propensos a dizer que os agentes de IA serão transformadores e mais de três vezes mais propensos a encontrar valor significativo em suas ferramentas GenAI.

“O alinhamento entre TI, negócios e liderança executiva sobre quais problemas a IA pode resolver e como medir seu valor é fundamental para implementações bem-sucedidas de Inteligência Artificial, mas vemos que muitas organizações não têm isso”, diz Goss.

As organizações podem estar focando as implementações de agentes de IA nos lugares errados

As organizações que não têm um entendimento comum sobre quais problemas de negócios a IA pode resolver são quase duas vezes mais propensas a listar a produtividade do escritório como um domínio onde os agentes de IA terão maior impacto. Aquelas que têm um alinhamento mais forte tendem a se concentrar em casos de uso mais verticais, como atendimento ao cliente, ERP, vendas, entre outros.

“A produtividade no escritório e o espaço de trabalho digital são o padrão para as organizações que não têm uma compreensão sólida do que estão fazendo com os agentes, mas não são necessariamente as áreas que proporcionarão mais valor às organizações”, diz Goss. “Entre todos os participantes da pesquisa, análise (analytics) e inteligência de negócios (business intelligence) lideraram a lista, com 64% classificando-os entre os três principais domínios que serão mais impactados pelos agentes de IA, seguidos por atendimento ao cliente (55%) e produtividade no escritório (39%).”

É improvável que os agentes de IA substituam aplicações e trabalhadores, pelo menos não ainda

Embora a implementação de agentes de IA a longo prazo seja menos clara, a maioria dos líderes não espera que eles substituam aplicações ou trabalhadores nos próximos dois a quatro anos; somente 12% concordaram fortemente que os agentes de IA substituiriam as aplicações, e apenas 7% concordaram fortemente que eles substituiriam os trabalhadores nesse período.

As porcentagens são muito mais altas entre aqueles que concordaram parcialmente com a afirmação: 34% acreditam que os agentes de IA substituirão as aplicações e 29% acham que eles substituirão os trabalhadores nos próximos dois a quatro anos.

“Isso ainda é significativo para uma tecnologia que só está disponível de forma geral há 12 meses. Isso aponta tanto para o hype quanto para o medo que existe em torno da Inteligência Artificial, especificamente da IA agêntica”, diz Goss.

Os analistas do Gartner recomendam que as organizações se concentrem em três áreas principais ao se prepararem para implementar a IA agêntica:

– Governança de agentes de IA: Desenvolva uma estrutura de governança de agentes de IA independente de plataforma que reduza os riscos de dispersão e forneça diretrizes, políticas e controles claros para ajudar a organização a desenvolver com segurança os recursos de seus agentes em diversas ferramentas e domínios.

– Direcione os agentes de IA para domínios de alto impacto: Estabelecer um alinhamento entre a TI e os negócios sobre quais problemas os agentes de IA podem resolver é fundamental para o sucesso. Por exemplo, se a implementação de agentes em suítes de produtividade de escritório apresentar riscos excessivos e oferecer retorno muito pequeno, considere outros domínios que possam proporcionar um ROI mais tangível, como atendimento ao cliente ou dados e análises. Direcionar os agentes de IA para os casos de uso certos ajudará a construir confiança na tecnologia e mostrará onde ela pode ter maior impacto.

– Adote uma estratégia de vários fornecedores para agentes de IA: o Gartner afirma que é muito cedo para confiar em um único fornecedor para uma estratégia de agentes de IA. As organizações devem explorar opções em portfólios de ERP, CRM e locais de trabalho digitais e aproveitar os recursos dos fornecedores que atendem às suas necessidades em evolução.

Os clientes do Gartner podem ler mais em “Assessing the Impact of Generative AI and Agentic AI In Enterprise Applications”.

Sobre o Gartner AI Use Case Insights 

O Gartner AI Use Case Insights é uma ferramenta interativa que ajuda os líderes de tecnologia e negócios a descobrir, avaliar e priorizar de forma eficiente os casos de uso de IA a serem potencialmente explorados. Os clientes podem pesquisar mais de 500 casos de uso (aplicações de IA em setores específicos) e mais de 380 estudos de caso (exemplos do mundo real) com base no setor, na função comercial e na avaliação do Gartner em relação ao valor para os negócios.