Pesquisa do GitHub aponta que levar em consideração a Experiência do Desenvolvedor aprimora e potencializa resultados

Novo estudo mostra que pessoas desenvolvedoras que trabalham dentro da estratégia DevEx podem ter aumento de até 50% na produtividade

A Experiência do Desenvolvedor (DevEx) refere-se aos componentes envolvidos no trabalho das pessoas desenvolvedoras, desde o ambiente até o fluxo de trabalho e um conjunto específico de ferramentas. Uma boa experiência do desenvolvedor permite que as equipes se dediquem de maneira mais efetiva na resolução de tarefas complexas, reduzindo o tempo dedicado a questões operacionais. Essa abordagem possibilita uma colaboração mais criativa entre as pessoas desenvolvedoras, visando aprimorar tanto ferramentas quanto processos de desenvolvimento, analisando de forma abrangente as atividades, buscando soluções para aprimorar o fluxo de trabalho e, assim, otimizar a experiência dos profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento.

Com o objetivo de analisar como essa estratégia influencia o fluxo de trabalho, o GitHub desenvolveu uma pesquisa em parceria com a plataforma DX para identificar como os principais fatores DevEx – estado de fluxo, carga cognitiva e ciclos de feedback – impactam os resultados individuais, de equipe e organizacionais, melhorando a produtividade e a inovação.

De acordo com a pesquisadora do GitHub e coautora do estudo, Dra. Eirini Kalliamvakou, apesar de DevEx ser um método inteligente, ao falar disso com tomadores de decisão as conversas geralmente terminavam quando os executivos pediam dados concretos sobre o que seus negócios ganhariam ao implementá-lo. “Usando a teoria do design do trabalho, o GitHub entrevistou mais de 20 empresas de diversos setores e o resultado final foi um conjunto de fatores e conselhos baseados em evidências que os líderes empresariais de todo o mundo já podem utilizar para defender o investimento em DevEx”, afirma ela.

Principais resultados

De forma geral, DevEx reduz o esforço cognitivo, melhora os ciclos de feedback e mantém as pessoas no fluxo de trabalho. A pesquisa do GitHub apontou que as pessoas desenvolvedoras que reservam um tempo significativo para um trabalho aprofundado relatam aumento de produtividade de 50%. Minimizar as distrações, que vão de mensagens no Slack até reuniões excessivas, e permanecer no fluxo é fundamental para um trabalho de alto nível. Nem sempre é fácil conseguir reservar um tempo para focar, principalmente em equipes que trabalham com diferentes fusos horários, mas proporcionar uma atmosfera em que seja possível maximizar o estado de fluxo pode trazer muitos benefícios.  

Em relação à compreensão do código, desenvolvedores que relatam um nível alto de entendimento do material que estão trabalhando se sentem 42% mais produtivos do que aqueles com baixo ou nenhum entendimento. E a baixa compreensão de um código pode ser causada por vários fatores, como documentações desatualizadas, falta de onboarding ou o ritmo acelerado de inovação com Inteligência Artificial (IA). Nesse sentido, tecnologias como o GitHub Copilot podem ajudar os desenvolvedores na compreensão do código e no aprimoramento da produtividade no trabalho.

Além disso, pessoas desenvolvedoras que consideram seu trabalho interessante se sentem 30% mais produtivas, reforçando a importância das organizações de repensarem a distribuição de tarefas. Se as mesmas pessoas estiverem trabalhando em projetos menos desejáveis ou que consideram entediantes, isso pode levar ao esgotamento. Para otimizar o trabalho, as organizações precisam garantir que as equipes estejam entusiasmadas com os projetos que têm em mãos, pelo menos na maior parte do tempo.

Reforçando a importância dos ciclos de feedback

No mundo do desenvolvimento, ciclos eficientes de feedback são essenciais. Os novos dados indicam que desenvolvedores que relatam tempos de resposta de código mais rápidos se sentem 20% mais inovadores, em comparação com os profissionais que não realizam essa prática. “Obter feedback rápido permite avançar rapidamente e, ao mesmo tempo, manter a curiosidade e a motivação”, diz Kalliamvakou. “Isso permite que as pessoas desenvolvedoras permaneçam no fluxo e criem a próxima grande novidade.”

Os ciclos rápidos de feedback também se mostraram muito eficientes. Equipes que fornecem respostas mais ágeis às perguntas dos desenvolvedores relatam 50% menos dívida técnica, termo usado no desenvolvimento de software que se refere ao custo futuro de trabalho ao adotar soluções mais rápidas porém limitadas e não ideais para resolver um problema imediato. Documentar perguntas comuns e implementar ferramentas que permitam encontrar facilmente as respostas permite que as pessoas aumentem sua agilidade.

Impactos para equipes e organizações

“Fornecer trabalho aprofundado e projetos envolventes são algumas das maiores coisas que as empresas podem fazer para melhorar a produtividade”, afirma a Dra. Nicole Forsgren, pesquisadora parceira da Microsoft e coautora do estudo.

Além disso, processos fáceis e intuitivos podem impulsionar a inovação, enquanto métodos complicados podem diminuir o tempo e criar frustração. A pesquisa ressalta que desenvolvedores que realizam processos intuitivos se sentem 50% mais inovadores.

Enquanto isso, empresas que já adotam ambientes de trabalho eficazes enxergam a estratégia como uma aposta importante. Para CJ Dotson, Gerente de Produto Sênior de Produtividade do Desenvolvedor da Adobe, “quando o que você vende é tecnologia, os investimentos em DevEx não são opcionais. O investimento da Adobe em DevEx leva a uma maior satisfação dos desenvolvedores e a melhores resultados de negócios”.

Para o diretor de engenharia da Etsy, Dermot Russell, “as iniciativas de capacitação da Etsy melhoraram a experiência diária dos desenvolvedores, ao mesmo tempo que permitem a entrega  de software rápida à medida que a organização cresce”.

A criação de software é fundamental para a inovação. Em todos os setores, as empresas precisam criar e manter software de alta qualidade para atingir suas metas. Por isso, investir em DevEx é uma necessidade. 

“Se você é um líder de negócios que se concentra em ser lucrativo e inovador, possibilitar um bom DevEx é uma das principais alavancas à sua disposição”, diz Kalliamvakou. “A pesquisa que publicamos finalmente nos fornece os dados e as evidências sólidas de que precisamos para apresentar o caso à comunidade em geral.”

Compartilhar