Plataforma que conecta indústria a varejo de vizinhança lança tecnologia própria no Paraná

Thaise Hagge, CTO do Compra Agora

O Compra Agora, plataforma pioneira B2B focada no varejista brasileiro, está avançando com a implementação de uma tecnologia própria denominada “Programa Conecta”, criado para atender de forma mais personalizada às demandas do varejo, distribuidores, indústrias, consultores e equipes operacionais. A novidade já está disponível no Paraná.

Já são quase 40 mil varejistas que migraram para o novo sistema no estado, cujas vendas mensais feitas dentro da plataforma representam cerca de 5% do total negociado em todo o país. Em média, são mais de 7 mil pedidos feitos por mês pelos varejistas paranaenses, que podem solicitar a concessão de crédito ao Compra Agora – apenas em abril, foram quase R$ 340 milhões disponibilizados aos comerciantes do Paraná.

Com um investimento inicial de cerca de R$ 50 milhões, o “Programa Conecta” representa um salto tecnológico em termos de modernidade e robustez. A mudança fortalece a gestão das operações internas, impactando a eficiência transacional, a contratação de serviços e a interface com stakeholders. Além disso, proporciona uma melhor usabilidade, melhorias no site e uma reorganização das atividades em todas as áreas da empresa para torná-la ainda mais eficiente.

O app do Compra Agora foi reestruturado e desenvolvido pela Accenture para proporcionar eficiência e praticidade para o varejista no dia a dia. Com uma interface atualizada para iOS e Android, oferece flexibilidade na colocação de pedidos, mais estabilidade e performance aprimorada. Além disso, proporciona uma experiência de compra mais ágil, com filtros inteligentes para localizar produtos, listagem de cupons disponíveis no carrinho, e sincronização entre dispositivos. Recomendações personalizadas, com ferramentas de pesquisa com base em IA, e uma vitrine renovada oferecem mais opções e maior controle sobre o estoque, pedidos e crédito com uma plataforma robusta e integrada.

“A implantação de um sistema proprietário de vanguarda coloca o Compra Agora em uma posição privilegiada no mercado, oferecendo uma experiência aprimorada tanto em nosso site quanto nos aplicativos móveis para iOS e Android. Além disso, essa tecnologia nos capacita a agilizar a incorporação de novos parceiros, garantindo qualidade e desempenho técnico a um custo mais baixo em comparação com as soluções disponíveis atualmente”, explica Thaise Hagge, CTO do Compra Agora.

A plataforma modular permite conectar facilmente ferramentas, realizar testes de novas funcionalidades e explorar inovações de forma independente. Serão conectados mais de 30 indústrias, 120 distribuidores e 290 operações, beneficiando mais de 530 mil lojistas e transacionando milhares de pedidos diariamente.

As indústrias parceiras do Compra Agora ganham com a otimização de seu portfólio em uma nova vitrine, que melhora a navegação e a exibição de produtos, impulsionando as vendas e diversificando o mix de produtos. Segundo Thaise, elas têm ainda mais liberdade para criar e gerenciar promoções, com uma lista de cupons renovada e maior flexibilidade para inserir produtos e caixarias. O controle de orçamento promocional também foi aprimorado, permitindo uma gestão mais rápida e eficiente das campanhas, em conjunto com a equipe do marketplace.

Outra novidade é o portal do distribuidor, criado para oferecer uma visão completa da operação, como estabelecimentos atendidos e status de pedidos. Com uma usabilidade renovada, o site e app proporcionam maior agilidade no processo de vendas, facilitando a busca por produtos e a aplicação de promoções. “Garantimos uma conferência mais rápida dos descontos aplicados, com uma vitrine inteligente para cupons e promoções”, complementa a diretora-geral do Compra Agora.

O Programa Conecta tem como premissa o desenvolvimento com base em três pilares fundamentais: a busca pela eficiência financeira, promoção da digitalização em todas as áreas do negócio e o oferecimento de novas oportunidades de valor. “O programa representa um marco em nossa jornada para impulsionar a transformação digital no mercado B2B. Com essa iniciativa, estamos comprometidos em capacitar todos os nossos parceiros a prosperarem em um ambiente cada vez mais competitivo, proporcionando soluções tecnológicas de ponta que contribuirão para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Thaise.

O desenvolvimento tecnológico está sendo realizado em colaboração com a Accenture, empresa líder global de serviços profissionais que leva transformação digital a seus clientes, com forte expertise em crescimento por meio de plataformas de e-commerce. “Entendemos que este programa de profunda transformação digital vai remodelar a indústria de bens de consumo de uma maneira muito relevante e positiva, uma vez que se trata de um projeto que traz alta eficiência operacional para todos os stakeholders da cadeia. Estamos orgulhosos com a nossa colaboração”, disse Matías Levín, diretor da Accenture no Brasil, responsável pelas indústrias de Consumidores (bens de consumo, varejo e viagens).

Compartilhar