PMEs registram mais de R$ 1 bilhão em vendas para o Dia da Mães, aponta Olist

Compartilhar

Entre os dias 5 e 11 de maio, pequenas e médias empresas mostraram novamente sua força no varejo durante a semana que antecedeu o Dia das Mães de 2025. De acordo com levantamento da Olist, ecossistema especializado em soluções de e-commerce para PMEs, foi registrado mais de R$ 1 bilhão em valores transacionados. O resultado representa um crescimento de 31,47% em relação ao mesmo período de 2024. Os números de vendas (27,3%) e de itens em cada pedido (34,9%) também cresceram frente ao ano anterior.
 

Os pequenos negócios se sobressaíram com estratégias de personalização, antecipação de campanhas e foco na experiência do cliente, fatores decisivos para o bom desempenho. O ticket médio foi de R$ 203,36, um avanço de 3,2% na comparação anual.
 

Sandálias, calças, suplementos alimentares e perfumes lideraram as vendas, refletindo as preferências dos consumidores. Destaque para os perfumes que saltaram da 10ª posição em 2024 para a 4ª em 2025, e para os suplementos alimentares, que subiram do 5º para o 3º lugar, impulsionados pela tendência de presentear com itens ligados à saúde e a um estilo de vida mais saudável.
 

Em termos geográficos, São Paulo respondeu por 66% das vendas, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, que juntos concentraram 15% do total, mantendo as mesmas posições do ano anterior.
 

No quesito pagamento, o cartão de crédito manteve-se como o método favorito, no entanto, destaca-se o aumento do PIX como alternativa. O pagamento instantâneo foi usado 4,5% a mais neste Dia das Mães, quando comparado ao ano passado.
 

Segundo Alexander Clein, diretor de Vendas da Olist, em um cenário de menor poder de compra, PMEs que conseguem comunicar valor, além de preço, saem na frente. “Estratégias como kits promocionais com ticket médio acessível, frete grátis em compras acima de determinado valor e uso de canais digitais para ampliar o alcance podem fazer a diferença. Além disso, campanhas de vendas mais curtas, com senso de urgência e foco em presentes úteis ou personalizados, tendem a ter mais apelo emocional e conversão”, afirma.
 

Clein também destaca que a antecipação e o planejamento da jornada de compra são fatores decisivos para potencializar as vendas em datas comemorativas. “PMEs que organizam estoques, preparam vitrines temáticas (físicas ou digitais) e investem em conteúdo relevante nas redes sociais, como sugestões de presentes ou depoimentos de clientes, criam uma experiência mais envolvente. Parcerias locais e atendimento próximo também ajudam a gerar confiança, algo fundamental em compras com carga emocional, como o Dia das Mães”, explica.
 

Além do preço, atributos como personalização, qualidade percebida, agilidade na entrega e storytelling emocional foram altamente valorizados pelos consumidores. “Pequenos negócios podem explorar isso com embalagens especiais, cartões personalizados, brindes simbólicos e uma comunicação que destaque o propósito por trás da marca. Consumidores tendem a escolher presentes que carregam significado, e as PMEs têm flexibilidade para entregar justamente esse tipo de valor”, reforça Clein.
 

O executivo ainda pontua que as lições aprendidas no Dia das Mães devem ser aplicadas em outras datas importantes do varejo. “Algumas práticas se consolidam como essenciais: planejamento antecipado de estoques e fornecedores, campanhas integradas entre o digital e o físico, uso de dados para definir mix de produtos e metas, além de automação e atendimento ágil, especialmente via WhatsApp e redes sociais. PMEs que institucionalizam esse aprendizado conseguem repetir o bom desempenho em datas como Dia dos Pais, Black Friday e Natal”, conclui.