Sete em cada dez PMEs no Brasil ainda não usam IA e não confiam totalmente em ferramentas digitais

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Apesar da maior parte das PMEs brasileiras já estarem digitalizadas (99%), a confiança na tecnologia continua sendo um obstáculo crítico. Segundo estudo inédito do PayPal, 70% dos empreendedores não confiam totalmente nas ferramentas digitais, o que compromete a adoção de soluções inovadoras e dificulta a escalada dos negócios.

O levantamento – Panorama PayPal: PMEs e o Comércio Digital no Brasil 2025 ouviu empreendedores em todas as regiões do País e revela um paradoxo: enquanto a liberdade financeira (60%) e a flexibilidade de tempo (47%) são os principais motores para empreender, instabilidade, burocracia e a falta de orientação continuam travando o crescimento. Além disso, 7 em cada 10 PMEs não têm acesso a crédito para expandir suas operações.

A pesquisa mostra que a digitalização é quase universal — 99% das PMEs já usam ferramentas digitais e 77% utilizam plataformas de pagamento. Porém, experiências negativas (72%) e baixa confiança limitam a adoção de tecnologias mais avançadas, como inteligência artificial.

E, apesar do forte perfil empreendedor do País, os dados reforçam que sonhos e barreiras seguem caminhando juntos. O medo de errar é uma realidade para 55% dos entrevistados, 45% apontam a burocracia como um entrave e 40% convivem com inseguranças financeiras.

“Compreender a realidade dos pequenos e médios negócios é o primeiro passo para fortalecer o ecossistema e criar as ferramentas certas para apoiar o crescimento. Sem credibilidade nas soluções e nos provedores, o avanço fica limitado. A confiança — pessoal, institucional e tecnológica — tornou-se a moeda essencial para começar, escalar e prosperar”, avalia Brunno Saura, general manager do PayPal no Brasil.

Além da confiança nas ferramentas digitais, o levantamento feito pelo PayPal também identificou outros desafios práticos que pesam no cotidiano de quem empreende:

  • 51% apontam a concorrência com grandes empresas;
  • 43% citam a dificuldade em aumentar as vendas;
  • 41% enfrentam o desafio de atrair novos clientes.

Ao escolher uma ferramenta ou provedor, segurança é o fator mais valorizado por 49% dos empreendedores, seguida por facilidade de uso (39%) e custos (33%). Reputação da marca (22%) e suporte técnico (27%) também entram na lista de prioridades.

“No PayPal, nosso papel é ser a ponte entre confiança e tecnologia, ou seja, entre o presente e o futuro. Oferecemos uma plataforma com segurança global, monitoramento antifraude em tempo real e simplicidade em integrações, desde links de pagamento a soluções de checkout avançadas. Transformamos a tecnologia em uma experiência previsível e segura para que o empreendedor possa focar no que é mais importante: no seu negócio”, explica Saura

Realidades regionais: um Brasil empreendedor e diverso

Embora todos busquem por estabilidade, o levantamento – Panorama PayPal: PMEs e o Comércio Digital no Brasil 2025 também revela diferenças marcantes entre os empreendedores das diversas regiões do País:

  • Nordeste: 67% empreendem pela liberdade financeira, mas apontam falta de planejamento estratégico como principal necessidade (24%);
  • Sudeste: 52% temem errar e perder conquistas, e pedem mais apoio jurídico (28%);
  • Centro-Oeste: 60% convivem com insegurança financeira devido a ciclos sazonais e destacam carência em logística e operação (27%);
  • Sul: 49% buscam equilíbrio e sustentabilidade de longo prazo, também com demanda por suporte jurídico (27%);
  • Norte: 97% já usam redes sociais, mas 55% têm dificuldade em formar parcerias.

Esses dados reforçam que, embora o Brasil seja altamente digital, cada região apresenta desafios específicos, exigindo soluções adaptadas para impulsionar o crescimento das PMEs. “Entender essas nuances é essencial para criar soluções que realmente façam sentido para cada negócio. Nosso compromisso é oferecer tecnologia segura e simples, adaptada às necessidades locais, para que todos possam crescer com confiança — enquanto seguimos revolucionando a forma como o comércio acontece no mundo.”, afirma Saura.