Startup Exy Exoesqueletos é destaque no ranking 100 Open Startups

A startup curitibana Exy Exoesqueletos ficou na terceira colocação na categoria Log Techs do ranking 100 Open Startups 2023, divulgado na noite desta quarta-feira (18/10), em evento promovido pela plataforma 100 Open Startups, Finep (Financiadora de estudos e Projetos) e Prefeitura do Rio de Janeiro. O ranking tem o objetivo de destacar as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation, além de medir a evolução dessa prática no Brasil e na América Latina. A metodologia utilizada leva em conta a quantidade e a intensidade dos relacionamentos entre corporações e startups.

Na categoria LogTechs, foram 150 startups com contratos validados de open innovation com corporações. Para alcançar uma posição de TOP 10 entre as LogTechs, foram necessários 70 pontos, medidos a partir da quantidade e tipo de relações de inovação aberta firmadas com corporações. A Exy Exoesqueletos alcançou 219 pontos, o que também rendeu à empresa a 84ª no ranking geral, de um total de 4177 startups analisadas.

Essa é a terceira vez que a Exy Exoesqueletos alcança uma posição de destaque no ranking. Em 2019, a empresa ficou na 10ª posição na categoria Construction. Já em 2022, conquistou a 6ª posição na categoria LogTechs. O CEO da empresa, Alfredo Kiryl Marczynski, destaca que a evolução no ranking ilustra o crescimento da empresa. “Essa evolução reflete o nosso constante esforço em pesquisa e desenvolvimento e na qualidade de nossos produtos. É um reconhecimento pelo nosso trabalho, além de ajudar na sensibilização sobre a adoção dessa nova tecnologia, que são os exoesqueletos e exovestíveis”, afirmou. 

Exoesqueletos e exovestíveis

A Exy Exoesqueletos desenvolve e produz exoesqueletos e exovestíveis que preservam a saúde dos trabalhadores e aumentam a produtividade em indústrias, operações logísticas, construção civil e outros setores. A tecnologia utilizada é 100% nacional. Marczynski explica que, ao dar sustentação ao corpo, os exoesqueletos diminuem o esforço muscular, evitando a sobrecarga sobre os trabalhadores e o risco de lesões. “Em determinadas atividades, é comum que os profissionais precisem levantar ou carregar materiais pesados por períodos prolongados, sobrecarregando suas costas e ombros. Com a utilização dos exoesqueletos, o impacto ao corpo dos trabalhadores é reduzido significativamente, evitando-se lesões e as doenças ocupacionais”, disse.

Atualmente, a Exy possui dois produtos: Exy One (exoesqueletos para membros superiores) e Back Lite (exovestível com proteção à região lombar). O Exy One auxilia o levantamento e a sustentação de braços, proporcionando alívio de até 5 kg por braço. Com a utilização do equipamento, a redução do esforço muscular é de até 47%. Já o Back Lite reduz em até 60% o risco de lesões na lombar. O equipamento proporciona alívio de 18 a 28 kg, por meio de um sistema biodinâmico que acumula a energia proveniente da flexão da coluna ou das pernas do usuário em cintas elásticas, diminuindo o esforço realizado. O exovestível também é confeccionado em tecido antibactericida, possibilitando a utilização por setores que demandam essa especificidade.

O sócio-fundador da Exy Exoesqueletos, Rafael de Tarso Schroeder, reforça que os exoesqueletos proporcionam qualidade de vida aos trabalhadores e produtividade às empresas. “O afastamento por acidentes e doenças é um grande problema. Além dos incalculáveis prejuízos sociais e familiares ao profissional afastado, há também o impacto econômico sobre o sistema de saúde e de seguridade social. Além disso, a própria empresa é impactada com a perda de produtividade relacionada aos afastamentos. Assim, uma ampla utilização dos exoesqueletos implica benefícios imensuráveis”, destacou.   

Atualmente, os equipamentos fabricados pela Exy Exoesqueletos são utilizados por mais de 30 empresas de setores diversos, como a indústria metalomecânica, automotiva, construção civil e logística. Também há potencial para utilização no agronegócio, no ramo têxtil e até na área da saúde, por médicos cirurgiões e dentistas. Além do Brasil, a startup fornece seus equipamentos a empresas do Chile e Argentina e está em processo de expansão de suas operações para Portugal.

Compartilhar