Claro e SLC Agrícola convidam startups para a criação de soluções para o agronegócio com foco em 5G e novas redes

A Claro, por meio do beOn Claro – seu hub de inovação, e a SLC Agrícola desafiam startups para participarem da primeira edição do HackatAgro 2021. Promovida pela Neodigital, a maratona de inovação, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de julho, está com inscrições abertas e vai buscar soluções para a evolução do setor Agro baseadas em problemas reais dos produtores rurais.

O tema proposto pelas empresas aborda uma das maiores preocupações dos agricultores de commodities, como milho, soja e algodão: a gestão eficaz da proteção de cultivos, levando em consideração formas para minimizar seu impacto para o meio ambiente. A ideia é fomentar projetos baseados em softwares que contribuam para a otimizar o processo de cultivo e a qualidade da produção se valendo das características de conectividade e latência de diversos tipos de redes (fibra, 4G, LPWA, 5G e outras) e a possibilidade de uso aliada ao poder de computação de borda, acoplando sensores, novos terminais e dispositivos.

As iniciativas deverão contemplar conceitos como: disponibilidade, gestão remota dos pulverizadores, garantindo a qualidade da operação por meio da manutenção periódica, descontaminação e calibração adequada; eficiência, formas para melhorar o monitoramento e aplicação, garantindo um menor consumo de insumos agrícolas e ação localizada orientada por dados; e rastreabilidade, mecanismos que permitam rastrear a operação, inspeção e as técnicas usadas na proteção de cultivos.

Durante os três dias do evento, que será 100% virtual, os participantes vão contar com a consultoria de profissionais da Claro e da SLC Agrícola para guiá-los em seus projetos. “Fazer parte de uma iniciativa como o HackatAgro é uma oportunidade única de nos aproximarmos de novos desenvolvedores e acelerarmos nosso portfólio de inovação”, explica Diogo Natacci, líder de Inovação Aberta do beOn Claro.

A participação no evento reforça a parceria entre o beOn Claro e a SLC Agrícola, que atuam em conjunto em vários outros projetos com foco na evolução tecnológica do agronegócio. “A Claro é uma empresa com forte atuação no setor Agro, com diversas iniciativas voltadas para o aprimoramento de processos por meio da tecnologia e conectividade. Para o HackatAgro, buscamos mais uma vez trabalhar com a SLC Agrícola com quem estamos sendo pioneiros no uso do 5G e que é um importante player do setor, uma empresa também orientada para a inovação e o desenvolvimento de soluções com foco em resultados”, afirma Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro.

Para a SLC Agrícola, “iniciativas como o Hackatagro são ótimos exemplos de como a inovação aberta pode trazer benefícios para todas as partes envolvidas”, afirma Frederico Logemann, head de Inovação da SLC Agrícola.

As startups vencedoras ganharão um prêmio em dinheiro, com valores de R﹩ 10 mil para o primeiro lugar, R﹩ 6 mil para o segundo e R﹩ 4 mil para o terceiro, e terão: acesso a ativos da SLC Agrícola, por meio da participação em projetos pilotos nas fazendas; a possibilidade de participar, com a solução apresentada, no programa de Venture Builder da SLC; e a possibilidade de se tornar fornecedores da SLC Agrícola. Além disso, as soluções apresentadas ainda poderão ser selecionadas pela Claro para fazer parte de seu portfólio de projetos de inovação para atender a base de clientes no mercado agrícola.

As inscrições para o 1ª Hackathon do Agro 2021 já estão abertas e seguem até 14 de julho. Os interessados em participar da competição podem ter acesso ao regulamento, saber mais sobre o desafio e garantir a participação acessando este link .

Compartilhar