Covid-19: Uber anuncia medidas para apoiar vacinação em Curitiba

Para materializar esse apoio, a Uber fechou um acordo para doar viagens à Prefeitura de Curitiba para apoiar a vacinação contra a Covid-19. A empresa vai fornecer R﹩ 300 mil em códigos promocionais para apoiar o deslocamento de servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde. Os códigos promocionais serão distribuídos para trabalhadores de saúde envolvidos na vacinação, para deslocamentos necessários no processo da imunização, como a vacinação de pessoas acamadas ou institucionalizadas. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens.

A superintendente executiva da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Beatriz Battistella Nadas agradeceu a doação e falou da importância desse gesto para os profissionais de saúde.

“A Saúde agradece essa importante doação que vai proporcionar momentos de conforto para esses trabalhadores durante seu deslocamento e, também contribuir para que a vacina chegue na população que possa ter dificuldade de acesso”, disse.

Além de Curitiba, a Uber também firmou parcerias com as prefeituras de Belo Horizonte, Campo Grande, Maceió, Natal e Porto Alegre, os governos do Espírito Santo, da Paraíba, e de Pernambuco.

A Uber firmou ainda parcerias com a Cruz Vermelha , para custear o deslocamento de profissionais e voluntários que precisam se deslocar até os locais em que a imunização está sendo feita e com a Central Única das Favelas , para custear o deslocamento aos postos para pessoas em situação de vulnerabilidade. A empresa também integra o movimento Unidos pela Vacina , por meio do qual hoje apoia a vacinação em seis cidades no Ceará.

“Queremos garantir que a mobilidade não seja mais um obstáculo para quem quer se vacinar”, diz a gerente de Operações da Uber no Brasil, Sílvia Penna. “Por isso, além de apoiar os governos e prefeituras, estamos também apoiando a Central Única das Favelas (Cufa) para permitir que as pessoas mais vulneráveis tenham uma opção de mobilidade para chegar aos locais de vacinação. Neste momento, nossa parceria com eles é para identificar idosos que estejam nos grupos prioritários para que possamos oferecer as viagens”.

Para Celso Athayde, fundador e coordenador geral da Cufa, “as favelas são um espaço que foi negligenciado, onde as pessoas estão por ali por falta de alternativa, e onde tudo já é mais difícil mesmo em tempos normais – que dirá em uma época desafiadora como a que vivemos. Por isso, são fundamentais iniciativas como essa da Uber, que buscam facilitar o acesso à vacina do morador da favela que está nos grupos de risco”.

A Uber também apoiou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para promover informação de qualidade sobre as vacinas e os programas de vacinação para toda a comunidade de mais de 22 milhões de usuários e 1 milhão de parceiros do aplicativo. Todos receberam, por meio do app da Uber, pílulas de informação e dicas produzidas pelo Conass sobre as vacinas.

Esse pacote de medidas faz parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens gratuitas ou com descontos para ajudar a assegurar que a mobilidade não seja uma barreira para se tomar a vacina

Resposta à pandemia – A medida vem somar a uma série de anúncios que a Uber tem feito para enfrentamento à pandemia desde o ano passado, entre as quais podemos destacar:

• Uso obrigatório de máscaras: o uso de máscaras se tornou obrigatório para todos que dirigem ou utilizam o aplicativo da Uber durante a pandemia. Com isso, todos os motoristas parceiros e usuários precisam passar por um checklist diariamente confirmando que estão tomando as precauções devidas, como o uso de máscara, utilização do banco traseiro do carro, janelas abertas para ventilação, além da higienização. E também introduzimos uma ferramenta para identificar o uso de máscaras por meio de uma selfie.

• UberMedics: na cidade de São Paulo, em parceria com o Itaú Unibanco, oferecemos 200 mil viagens para profissionais de saúde do município que estão atuando na linha de frente do combate à COVID-19. No Rio de Janeiro, foram oferecidas 12 mil viagens em parceria com o Movimento União Rio. Esses profissionais podem fazer viagens pela plataforma da Uber quando a origem ou o destino for um dos centros de saúde da cidade.

• Doação de sangue: custeamos viagens de doadores que queiram se deslocar para bancos de sangue, iniciativa que já atendeu mais de 20 municípios de todas as regiões do país.

• Cestas básicas: em parceria com a CUFA – Central Única das Favelas, lançamos uma campanha para doação de cestas básicas e kits de higiene a comunidades vulneráveis afetadas pelo coronavírus usando o aplicativo Uber Eats.

• Pesquisa de plasma: no Rio de Janeiro, fizemos uma parceria com o Hemorio, o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, para oferecer viagens a pessoas curadas de coronavírus que queiram doar o plasma do sangue para pesquisa de combate ao vírus.

• Assistência financeira: o motorista ou entregador parceiro diagnosticado com Covid-19 ou que fizer parte do grupo de risco pode solicitar assistência por até 14 dias mediante apresentação de atestado médico solicitando seu isolamento.

• Suprimentos de limpeza: parceiros podem solicitar reembolso para itens como álcool em gel e máscaras.

• Vale Saúde: uma parceria com o Vale Saúde Sempre oferece para todos os nossos parceiros descontos em consultas médicas em rede de atendimento privada e mais de 3.000 tipos de exames laboratoriais e de imagens. Não será cobrada anuidade dos parceiros para acesso a esse programa, que sem a parceria teria um custo de R﹩ 358,80 por ano.

• Telemedicina: os mais de 1 milhão de motoristas e entregadores parceiros da Uber no Brasil têm a opção de utilizar o serviço de orientação médica online. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com orientações por videoconferência, permitindo conforto e agilidade no atendimento com acesso à excelência médica – uma conveniência que ganha ainda mais relevância em tempos de coronavírus.

• Suporte a restaurantes: anunciamos esforços para apoiar o setor de restaurantes, oferecendo gratuidade na taxa de entrega para pedidos feitos a milhares de pequenos e médios restaurantes parceiros independentes do Brasil. Além disso, todos os restaurantes cadastrados na plataforma também estão isentos da taxa de retirada quando os usuários fazem um pedido pelo aplicativo e optam por buscar a refeição pessoalmente. Também lançamos um novo programa para que restaurantes parceiros pequenos e independentes, em mercados específicos, recebam os pagamentos diariamente durante esse período.

Veja como ativar o código de desconto:

• Abra o aplicativo e selecione o menu (três linhas verticais no canto superior esquerdo)

• Entrar no item “Wallet” e rolar até a parte de baixo

• Em “Promoções”, selecionar a opção “Adicionar código promocional” (Não vai funcionar como “voucher”)

• Digite o código fornecido pela secretaria

• O código funcionará das 6h30 da manhã até as 19h.

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