Contraktor cresce 255% com gestão de contratos e assinatura digital

Eliminar a burocracia e a quantidade de documentos em papel, esse é o objetivo da Contraktor, plataforma de gestão de contratos e assinatura digital, que cresceu 255% em 2020. Pioneira no segmento de Contract Lifecycle Management (CLM), a startup viu a busca pelos serviços aumentar e dobrou seu quadro de funcionários no ano passado. À medida que o trabalho remoto e o distanciamento social varreram o mundo, a capacidade de fechar contratos e assinar documentos apenas com algumas teclas e o clique de um mouse tornou-se inestimável e uma das principais ferramentas que permitiram às empresas avançar neste momento.

Para Bruno Doneda, cofundador e CEO da startup, a pandemia acelerou a necessidade da transformação digital em todos os negócios e mercados, não poderia ser diferente, no combate à burocracia. “A digitalização de processos é uma tendência mundial. Quando entramos nesse mercado, ele ainda engatinhava no Brasil e existia muito receio sobre o uso de tecnologias para gerir documentos importantes, mas a pandemia impulsionou essa utilização e nós podemos dizer que estávamos disponíveis para oferecer nossos serviços quando o mercado mais precisou. Existimos não apenas para acelerar negócios e simplificar a vida das pessoas e empresas, mas também para eliminar o uso de papel. Tornamos a assinatura digital grátis uma realidade para qualquer brasileiro, viabilizando novos negócios e beneficiando milhares de pequenas e médias empresas, além de freelancers e autônomos”, comenta o CEO.

Seguindo uma tendência mundial, o mercado de digitalização de processos, que é bastante comum em outros países, começou a se expandir e vem ganhando força no Brasil nos últimos anos. Assim, fundada em 2017, em Curitiba, no Paraná, a Contraktor aumentou o faturamento em 10x no seu segundo ano de vida e outras 5x no terceiro. Em 2020, cresceu ainda mais, já que somente a demanda por assinatura digital da startup foi 15 vezes maior durante o período. Com um desenvolvimento maior do que o esperado e chegando a 222% mais clientes, a Contraktor aumentou também o seu quadro de funcionários e conta agora com 45 pessoas na equipe.

A empresa atua diretamente no combate à burocracia, automatizando todo o processo dos documentos e proporcionando aos clientes uma redução de até 97% no tempo de tramitação e 84% de economia com papéis e logística. Em nuvem, a solução oferecida pela lawtech pode ser aplicada em todos os departamentos de uma empresa, do comercial ao jurídico, passando pelo marketing, financeiro e RH.

Além de ser mais sustentável, a solução permite aos clientes redesenhar sua operação, tornando-a mais ágil, sem a necessidade de impressão, cópia, envio e armazenamento físico de um documento. Com a plataforma, é possível criar, editar e importar contratos em questão de minutos, além de enviá-los para assinatura digital e eletrônica. Evitando assim, o extravio de documentos, problemas com a falta de organização, perda de tempo em filas de correios e cartórios, mas também possibilitando o rastreamento das ações, para que seja possível gerir os dados e os indicadores de desempenho. Outros benefícios incluem: reduzir custos, garantir a organização, eliminar burocracia e ainda melhorar a negociação com fornecedores, clientes e parceiros.

Ao longo dos últimos anos, a Contraktor já ultrapassou a marca de 1 bilhão de reais em contratos gerenciados dentro da plataforma. A startup soma centenas de clientes como Unimed SC, Lacoste, Orthopride e Quanta Previdência. Além disso, tem percebido o reconhecimento, já que foi uma das selecionadas no Ranking 100 Open Startups, com destaque na categoria TOP Productivity e também foi listada recentemente no estudo Startup Retrospective 2020, da plataforma Sling Hub, como um das que se mobilizou para oferecer soluções que mitigassem os efeitos do coronavírus no Brasil. A Contraktor ainda foi uma das selecionadas para o Programa Scale-Up Endeavor Nacional e faz parte dos programas Cubo Itaú, The Hop – programa de empreendedorismo Estrella Galicia e Vale do Pinhão – Ecossistema de Inovação de Curitiba e foi a vencedora do Demo Day Open Innovation 2019.

“Nossos resultados, não apenas nos últimos meses, reforçam nossa capacidade de apoiar as empresas, freelancers, autônomos e organizações de todos os portes a acelerarem sua transformação digital à medida que se adaptam ao ambiente de negócios em constante mudança, algo ampliado pela covid-19”, finaliza Doneda.

Compartilhar