Indústria do Paraná tem o pior agosto dos últimos 4 anos

Pesquisa do departamento Econômico da Fiep aponta queda nos indicadores de vendas, compras de insumos, horas trabalhadas e emprego, e revela uma inversão na trajetória natural de expansão da indústria paranaense no segundo semestre

Historicamente, agosto é o mês com o maior nível de vendas na indústria da transformação paranaense. Na comparação entre julho e agosto nos últimos 3 anos, houve aumento de 7,5% (2011), 13% (2012) e 9,2% (2013). A análise conjuntural realizada pelo departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) revela que em 2014, o aumento registrado – no comparativo com julho – foi de apenas 2,8%. O resultado acumulado do ano – que até julho era de -6,3% – piorou em agosto (-7,3%). É o pior desempenho registrado desde 2002, quando houve o ataque terrorista às torres gêmeas, nos Estados Unidos.
Apenas 6 dos 18 setores industriais pesquisados pela Fiep tiveram resultados positivos em suas vendas ao longo de 2014 – Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (20,9%), Edição e Impressão (9,6%), Minerais Não Metálicos (5,6%), Couros e Calçados (5,4%), Têxteis (5,3%), Móveis e Indústrias Diversas (1,5%). Segundo o estudo, as vendas industriais – em permanente queda desde abril deste ano – têm tido seu desempenho agravado pela progressiva perda de ritmo da atividade econômica no país. “A queda do PIB industrial brasileiro no primeiro semestre em -1,4% é um indicador desta retração”, contextualizou o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurilio Schmitt.

Os três segmentos com maior participação no desempenho industrial paranaense apresentam desempenho negativo em 2014 – Alimentos e Bebidas (-4%), Refino de Petróleo e Produção de Álcool (-6,7%) e Veículos Automotores (-20,1%). “A evolução das vendas industriais acumuladas vem se deteriorando mês a mês – de -4% em abril para -4,7% em maio, -6,3% em julho e agora -7,3 em agosto – o que sinaliza que a tendência de piora não chegou ao fim”, alertou Schmitt.

Nível de emprego, compra de insumos e horas trabalhadas – Nove dos 18 gêneros pesquisados tiveram resultados negativos no mês de agosto, o que levou a indicador a cair -1% no comparativo com julho. O maior crescimento no indicador de empregos, no comparativo de 2014 com 2013, foi registrado no setor de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (25,8%). A compra de insumos também teve queda em agosto (-5%), assim como o total de horas trabalhadas na indústria (-2,2%). “A queda nestes outros 3 índices – além das vendas – demonstra uma inversão na trajetória natural de expansão da indústria paranaense no segundo semestre,”, avaliou Schmitt.

Compartilhar