Klabin lança monitoramento inédito no Brasil para controle das operações florestais

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, anuncia hoje o lançamento da sua Torre de Controle Florestal, uma ferramenta de gestão online e com funcionamento ininterrupto e que permite à Companhia monitorar suas operações florestais, que incluem colheita, carregamento, transporte de madeira, pátios de madeira e alimentação das fábricas no Paraná. Com isso, este novo modelo de atuação ajudará nas tomadas de decisões da empresa, possibilitando maior ganho em eficiência, produtividade e redução dos custos, visto que será responsável pelas tratativas dos desvios operacionais, como por exemplo, excesso de paradas não programadas, manutenção, trocas de turno e indisponibilidade dos equipamentos e caminhões. A Torre ainda traz mais segurança para a população, uma vez que busca um melhor fluxo da frota de caminhões, evitando assim a formação de comboios, e monitorando a velocidade e desvio de rotas dos veículos.

Por meio de tecnologias como inteligência artificial (IA), transmissão de dados via rádio e satélite, telemetria dos equipamentos e ferramentas de otimização, o sistema integra uma grande quantidade de informações afim do atendimento a programação operacional como, produtividade dos equipamentos, tempos e movimentos, dando visibilidade das operações de campo em tempo real, ajudando nas estratégias.

A implantação do projeto está ocorrendo em duas etapas. A primeira, que consiste em monitorar carregamento, transporte de madeira, pátios de madeira e alimentação das fábricas, foi concluída no mês de abril. A segunda, servirá para a atividade de colheita de madeira, que está prevista para o final do mês de junho de 2021. O monitoramento de silvicultura, será iniciado após a Companhia obter experiência nos processos que estão sendo implantados, fechando assim o ciclo das operações florestais.

Esta iniciativa é pioneira no ramo Florestal. A Klabin é a primeira empresa do setor a ter um monitoramento 24 horas por dia, sete dias na semana, que ajudará na estratégia de tomar decisões rápidas e precisas. “Isso ajudará a empresa a ter uma gestão em tempo real das atividades florestais, a garantir a execução dos planos e integrar as informações operacionais de forma a ter ganho em eficiência, a melhorar a produtividade, a reduzir custos e fortalecer sua posição competitiva no mercado”, explica José Totti, diretor Florestal da Klabin.

Novas tecnologias

A Torre de controle busca trazer valor ao negócio florestal com melhorias de processo e agilidade na tomada de decisão aliada ao uso de novas tecnologias. A Klabin vem trabalhando e desenvolvendo de forma experimental a aplicação de machine learning, ou aprendizado de máquina na tradução ao Português, com Inteligência Artificial (IA) para a base de despacho dinâmico de caminhões, com potencial de evitar filas de caminhões e garantir uma melhor otimização dos recursos baseados nos parâmetros e condições de cada momento. Outras aplicações podem ser consideradas em breve, como previsão de quebras de equipamentos.

Compartilhar