Mais da metade dos líderes brasileiros não aproveita o potencial dos dados em seus negócios, segundo a Salesforce

Embora seja cada vez mais clara a importância do uso de dados na rotina das empresas, 59% dos gestores de empresas brasileiras não aproveitam o poder da informação para impulsionar seus negócios e para tomar decisões que envolvam condições econômicas, como a inflação. É o que aponta pesquisa da Salesforce, líder mundial em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), realizada com mais de mil líderes de negócios brasileiros.


De acordo com a Untapped Data Research, os executivos estão sendo desafiados a colocar os dados em prática para adotar medidas estratégicas mais rapidamente. Com o treinamento adequado, as informações poderão ajudar as companhias na tomada de melhores decisões, elevar a confiança e reduzir a incerteza econômica.


Empresas não estão aproveitando o potencial de seus dados

Há uma clara desconexão de como as companhias realmente usam os dados na prática. Pouco mais de um terço (35%) dos executivos os utilizam para informar sua estratégia ao lançá-la em novos mercados.


As empresas precisam preencher a lacuna de habilidades digitais para extrair o valor dos dados

Os líderes empresariais brasileiros relatam dificuldades no fluxo de dados, como melhor operacionalizá-los e na utilização para investir estrategicamente no futuro:

• 58% dos entrevistados citam a falta de compreensão dos dados pela complexidade ou por não serem tão acessíveis;

• 36% dos executivos citam a falta de capacidade de gerar insights a partir dos dados;

• Menos de um terço (26%) está sobrecarregado com a quantidade de dados, que deve dobrar de tamanho até 2026.


Para lidar com essas preocupações, 88% das empresas planejam continuar ou aumentar os gastos com desenvolvimento de habilidades em dados e treinamento para funcionários. Essa capacitação pode estabelecer uma cultura que apoie o alcance das metas de negócios e melhore a sua resiliência durante o cenário econômico desafiador.


“Os líderes de negócios enfrentam um dos momentos econômicos mais difíceis dos últimos tempos, mas eles têm uma vantagem inexplorada para uma melhor tomada de decisão: seus dados”, disse Juan Perez, CIO da Salesforce. “O segredo para gerar insights é conectar dados com análises. Essa combinação, juntamente com as habilidades necessárias, permite que as empresas maximizem seus investimentos em tecnologia e descubram oportunidades que impulsionam a estratégia de negócios e fortalecem a confiança do cliente”, finaliza o executivo.

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