Mulheres são apenas 13% na carreira de desenvolvimento

Mulheres representam apenas 13% dos profissionais na carreira de desenvolvimento, segundo o Retrato de Desigualdade de Gênero em Tecnologia 2019, estudo desenvolvido pela Revelo, plataforma de recrutamento digital, que analisou mais de 212 mil candidatos e 27 mil ofertas feitas por empresas.

Com base nos dados levantados pela Revelo, é possível verificar que existe uma distribuição desigual na escolha de carreiras entre candidatas e candidatos. O gráfico abaixo, por exemplo, mostra que a distribuição entre homens e mulheres na carreira de Desenvolvimento, é uma das mais desiguais, onde os homens representam 87% dos candidatos inscritos na plataforma. Por outro lado, as carreiras de Marketing Online e Negócios apresentam maior tendência a receberem cadastros do gênero feminino, com 61% contra 39% dos cadastros masculinos.

Distribuição de candidatos homens e mulheres, por carreira

Outro dado levantado para investigar a desigualdade identificada é o comportamento enviesado dos recrutadores ao longo do processo seletivo. Para explicar a diferença de gênero encontrada no mercado, a Revelo levantou a hipótese de que recrutadores homens podem demonstrar preferência por candidatos homens e descobriu que isso acontece na prática.

O gráfico abaixo sugere que recrutadores abordam muito mais homens do que mulheres. Curiosamente, no entanto, esse viés parece ser independente do gênero do recrutador: seja o recrutador homem ou mulher, ambos parecem ser igualmente enviesados na escolha dos candidatos homens.

Proporção do volume de contatos com candidatos mulheres de acordo com gênero do recrutador

Compartilhar