ParanáTIC 2015: ex-presidente do BC acredita em recuperação do Brasil em médio prazo. Empresários apostam em inovação para superar a crise

Cerca de 500 empresários, executivos e estudantes do setor de Tecnologia da Informação, varejo e turismo se reuniram no ParanáTIC 2015 para garantir que a economia paranaense siga em expansão, mesmo em tempos de crise.

O principal evento de TI do sul do Brasil, realizado na cidade de Foz do Iguaçu, apresenta, em dois dias, cenários para o Brasil, oportunidades para internacionalização e integração entre empresas de base tecnológica e empreendedores que buscam ferramentas para aumento de vendas e melhoria de gestão.

Recentemente apontado em estudo do Governo do Paraná como estratégico para o estado, o setor de tecnologia contou com a presença de diversas autoridades e lideranças empresarias na abertura do ParanáTIC.
O presidente da Copel Telecom destacou a importância do desenvolvimento do setor para a economia estadual.

Adir Hannouche também afirmou que “Tecnologia da Informação e Comunicações integram um mundo único. E a Copel Telecom conseguiu criar uma rede de infraestrutura em fibra óptica muito boa para atender os 399 municípios do estado com serviços voltados para pequenas e médias empresas, poder público e consumidores residenciais. É o primeiro estado 100% digital do Brasil, garantindo qualidade, segurança e confiança de nossos clientes”.

O prefeito de Foz do Iguaçu agradeceu a escolha da cidade como nova sede do ParanáTIC e adiantou que faz questão de continuar sediando o evento nas próximas edições. “Este setor é muito importante para o presente e o futuro na busca de soluções para o setor privado e estratégicas de inovação para o setor público”, ressaltou Reni Pereira.

Representando o governador Beto Richa, o presidente da Fomento Paraná apresentou o trabalho de agência na concessão de crédito a empresas de base tecnológica e adiantou novidades para o mercado. “Vamos lançar um fundo de capital semente, um fundo de inovação e, principalmente, um fundo de aval para garantir empréstimos a micro e pequenas empresas”, detalhou Juraci Barbosa Sobrinho.

O diretor de operações do Sebrae Julio Cezar Agostini explicou porque o ParanáTIC 2015 integra TI com varejo e turismo e incentiva o movimento startup: “São segmentos que oportunizam o crescimento da economia. Todo o evento foi modelado para identificar oportunidades. E contar com a representatividade de 400 empresas participando dessa iniciativa é muito significativo”.

O presidente da Assespro-Paraná comemorou o novo status do ParanáTIC. “Estamos recebendo a visita de presidentes das outras regionais da Assespro e também da diretoria da entidade nacional para o lançamento do WCIT 2016 – Congresso Mundial de TI, que acontece, ano que vem, na capital do país”. Sandro Molés da Silva fez questão de valorizar o esforço dos empresários paranaenses que participam dos seis Arranjos Produtivos Locais do setor no estado.

O secretario estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitou o evento e recebeu convite oficial para participar do WCIT ao se encontrar com Jeovani Salomão, presidente da Assespro Nacional. João Carlos Gomes também confirmou a criação de uma governança do setor de TI no Paraná: “Em dezembro, devemos formalizar essa iniciativa com um decreto do governador Beto Richa com a participação do setor produtivo, coordenado pela Assespro, a academia e o governo do estado”.

Na palestra de abertura, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola mostrou como o Brasil chegou a uma situação de crise econômica e apontou perspectivas de melhora para um futuro próximo. “ Passei uma visão realista, mas sem perder de vista que o Brasil tem anticorpos para sair dessa crise e voltar a crescer em médio prazo”, confirmou o economista.

O primeiro dia do ParanáTIC ainda teve palestras com Donald Feinberg, do Gartner, sobre negócios digitais e modelos analíticos e a trajetória de sucesso do Hotel Urbano com João Ricardo Mendes, um dos fundadores da empresa que, atualmente, mais vende passagens aéreas e hospedagens pela internet no Brasil.
Os participantes do evento também puderam acompanhar as Trilhas de Inovação, Turismo e Internacionalização com especialistas como , Cláudio Navarro, Marta Poggi e Pedro Drummond.

Para completar, cinco equipes iniciaram o Hackathon. A maratona de programação tem demandas em automação e internet das coisas, turismo, agricultura e pecuária, sustentabilidade, educação e impacto social.
O ParanáTIC 2015 é realizado pela Assespro-Paraná em parceria com Sebrae e patrocínio master da Itaipu Binacional e apoio de dezenas de empresas e instituições. Tem como desafio articular iniciativa privada, poder público e academia para consolidar o Paraná como referência em inovação tecnológica no Brasil.

Compartilhar