Parceria entre Sebrae e TECPUC incentiva o empreendedorismo no Ensino Médio

Com o objetivo de desenvolver e estimular o comportamento empreendedor em alunos do entre 14 e 18 anos, o Sebrae Paraná firmou parceria com a TECPUC para estimular a criação de negócios inovadores no Ensino Médio Técnico em Administração da instituição. Com o uso da metodologia do Despertar Empreendedor, serão são atendidos 120 alunos do 1º, 2º e 3º anos.

Com ações previstas de abril até novembro, serão realizadas visitas técnicas, capacitações, palestras, conversas, a participação de consultores do Sebrae Paraná em bancas avaliadoras e empreendedores de sucesso que idealizaram seus negócios durante o ambiente estudantil. Segundo a consultora, Sonia Shimoyama, o objetivo é ir além da capacitação. 

“Sentimos que os alunos estão ansiosos para começar no mercado de trabalho. Por isso, queremos focar primeiro na importância do Ensino Médio nesse contexto e também aproximar os alunos de outros ambientes, com visitas para conhecer outros locais. Dessa forma, será possível estimular um novo olhar, o que chamamos de Empreendedorismo Visionário”, diz. 

A primeira ação prevista será a visita dos alunos do 2º e 3º ano ao Sebrae Paraná para conhecer a sede. Os estudantes do 2º ano terão conversas sobre o Curso Despertar, a Feira de Empreendedorismo e quais são os principais comportamentos empreendedores. Enquanto isso, os alunos do último ano terão acesso a um consultor para conversar e servir de incentivo para a preparação do Projeto Empreendedor, que serve como conclusão do curso. De forma paralela, o 1º ano irá conhecer e entender como o Sebrae pode auxiliar na preparação do mercado de trabalho. 

De acordo com a coordenadora de cursos do TECPUC, Juliana Lobo Fecci, o curso de administração tem foco na Inovação e Empreendedorismo, seja para a criação de sua própria empresa ou para qualificar o aluno para o mercado de trabalho. “Desde o primeiro ano reforçamos essas premissas. No segundo ano entra a inovação e o empreendedorismo, com os materiais do Despertar e a Feira do Empreendedorismo. No terceiro ano, é trabalhado o projeto empreendedor, com a criação de uma empresa do zero, a viabilização e a apresentação do trabalho de conclusão”.

Integrante do Grupo Marista, o TECPUC forma jovens e adultos para o mercado profissional há 28 anos. São ofertados cursos de Ensino Técnico e Ensino Médio Técnico embasados em um conteúdo dinâmico e atual. 

“Sempre utilizei o material do Despertar durante as aulas. Com essa aproximação, será possível fortalecer ainda mais o empreendedorismo e o desenvolvimento dos comportamentos empreendedores nos alunos”, completa a coordenadora. 

Despertar

Voltado para estudantes, professores e gestores escolares, o curso Despertar trabalha as bases fundamentais do empreendedorismo e da inovação, para auxiliar nos primeiros passos do empreendedor.  

Com ele, será possível estudar sobre criatividade e inovação, identificação de oportunidades, administração de tempo e planejamento financeiro. Também são abordadas temáticas sobre como é ser um jovem empreendedor e conhecer um pouco do caminho a ser percorrido para quem decide se tornar um empresário. Para complementar, a dinâmica entre trabalho e emprego é abordada, trazendo olhares para sonhos e metas. 

Compartilhar