Prefeitura de Curitiba inicia capacitação de gestores em tecnologia da informação

Foto: Jaelson Lucas / SMCS-Prefeitura de Curitiba

Servidores de diversos órgãos da Prefeitura de Curitiba participaram , na Arena Digital da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da aula inaugural do curso de especialização em Gestão Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação. A pós-graduação lato sensu irá formar gestores capazes de exercer as funções de planejamento e gerenciamento do uso de Tecnologia da Informação (TI), etapa fundamental na retomada da capacidade de pensar e desenvolver tecnologias dentro da própria administração municipal.

Na cerimônia de lançamento do curso, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, lembrou que a única nova pasta criada durante a atual gestão foi a Secretaria de Informação e Tecnologia. “Não há sentido em abrir mão da governança da tecnologia de informação. Precisamos de pessoas envolvidas na gestão dessa área, uma vez que isso tem impacto em melhorias administrativas e na relação com a população”, afirmou.

O curso faz parte do investimento da Prefeitura no setor de TI, que inclui um grande projeto de infraestrutura tecnológica. O plano aguarda validação de financiamento por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e prevê recursos de até R$ 85 milhões em redes, ambientes de processamento, georreferenciamento e automação de processos.

Para o secretário municipal de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda, o avanço tecnológico da gestão pública depende, em grande medida, da disseminação do conhecimento sobre as tecnologias de informação e comunicação para que os profissionais de diversas áreas possam aplicá-lo em seus ambientes de trabalho e associá-lo a suas demandas e atividades diárias.

“Não se faz tecnologia sem pessoas. Ao incorporar a TI aos conhecimentos dos gestores, abre-se maior possibilidade de fomentar projetos urbanos inovadores. Por isso, é importante que a cultura tecnológica não fique limitada ao núcleo de pessoas que já atuam com tecnologias da informação”, diz Miranda.

Oportunidade

Rosane Fanchin trabalha como coordenadora do núcleo de informática da Secretaria Municpal da Saúde. Ela conta que se interessou pelo curso ao enxergar nele a oportunidade de aprimorar a atuação como gestora em TI. “A minha experiência foi adquirida ao longo do tempo em que atuo no setor”, relata Rosane, que trabalha na área há 14 anos. “Acredito que essas aulas irão propiciar uma nova visão sobre a gestão de tecnologia.”

A primeira turma do curso de especialização conta com 41 alunos, e as aulas serão ministradas na PUCPR, instituição responsável pelo currículo da pós-graduação, idealizada juntamente com a Secretaria da Informação e Tecnologia e o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). “É uma satisfação receber um projeto tão fundamental em nossa instituição. O poder público pode e deve desafiar e estimular a universidade a disseminar conhecimento para servir à sociedade”, disse o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski.

No total, os servidores matriculados irão participar de 360 horas/aula, às terças e quintas-feiras. A presidente do Imap, Liana Carleial, enfatizou a importância da iniciativa: “A abertura deste curso é repleta de significados, pois representa a concretização de uma decisão: recuperar a capacidade de gerir tecnologias de informação e comunicação na gestão municipal”.

Smart cities

A ideia é que a abertura do curso de especialização em Gestão Pública de TI também possa fomentar ações ligadas ao conceito de smart cities, ou cidades inteligentes – projetos de áreas diversas, porém integrados, que busquem a solução de problemas urbanos com tecnologia e inovação.

De 19 a 21 de maio, Curitiba irá sediar a terceira edição do Smart City Business America Congress & Expo, o maior evento da América Latina sobre sustentabilidade urbana. O congresso irá discutir, principalmente, as demandas relacionadas ao meio ambiente, mobilidade e geração de energia no contexto de cidades que invistam em soluções tecnológicas e inovadoras.

A escolha da capital paranaense, de acordo com o Instituto Smart City Business, organizador do evento, se deu pela liderança nas novas práticas de gestão e tecnologias para a melhoria das cidades.

Compartilhar