75% das microcervejarias do Paraná têm venda própria de cerveja

O Mapa das microcervejarias do Paraná – estudo da Procerva, em parceria com o Sebrae e a faculdade Guairacá – aponta que 75% dos produtores de cerveja artesanal trabalham com venda própria de cerveja. Do total, 20% tem representantes e 20% contam com distribuidor.

Ainda de acordo com o levantamento, 52% dessas empresas fazem o envase apenas em barris e 40% produzem entre 1.001 e 10 mil litros da bebida ao mês.

O Beerkeg, único barril 100% de PET produzido em toda a América Latina, é uma alternativa de baixo custo para o armazenamento e transporte dessas cervejas até o consumidor final.

De acordo com o sócio-diretor da empresa, Renato Araújo, entre os principais benefícios do Beerkeg está o fim da necessidade de logística reversa. “Se o cervejeiro mandar a cerveja aqui do Paraná para o Nordeste, por exemplo, em barris de inox, o custo para trazê-los novamente à fábrica é alto. Como o Beerkeg é descartável, acaba com essa necessidade e ainda deixa o frete mais barato, por ser muito mais leve”, explicou.

Quanto maior a distância, maior a economia no transporte. Dentro da fábrica o barril de PET também tem vários benefícios. “O Beerkeg é entregue sanitizado, então acaba com a necessidade de investimento em máquinas e funcionários para sanitizar ou lavar os barris, elimina os gastos em desvios, extravios ou furtos dos barris de inox, além de não ter necessidade de depósito para estoques”, explicou Halmicar Neto, sócio da empresa.

O Beerkeg é fabricado em Araucária, na Região metropolitana de Curitiba. Passa por diversos tipos de testes na fábrica e é aferido pelo instituto LacTec.

Compartilhar