Doze estados brasileiros já estão inscritos no Congresso de Cidades Digitais em Foz

Representantes de doze estados brasileiros já inscreveram-se para o maior evento de cidades digitais do país. O II Congresso Paranaense de Cidades Digitais, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), será realizado neste ano em Foz do Iguaçu, dias 27 e 28 de novembro, e tem como tema “Transformando municípios em Cidades Inteligentes”. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo site http://congresso.redecidadedigital.com.br.
O diretor da RCD, José Marinho, atribui o grande interesse pelo tema às necessidades das prefeituras em “atender o cidadão cada vez mais conectado e exigente”. “Não existe outro caminho para melhorar a gestão pública e o serviço prestado pelos municípios aos cidadãos se não pelo uso da tecnologia. Sabemos que no país a maioria das localidades ainda está atrasada nesta questão e o Congresso foi criado justamente para apresentar aos prefeitos, gestores públicos e interessados no tema as possibilidades para iniciar o processo ou aprimorar os projetos de Cidades Digitais em seus municípios, tendo como desdobramento iniciativas que os elevem para Cidades Inteligentes”, resumiu Marinho.
Macaíba (RN) é uma das cidades interessadas no tema. Segundo o gerente de TI, Celso Ricardo Silva de Freitas, o Congresso será importante para apresentar opções ao município que já conta com a estrutura que atende os setores da administração. “Com o Congresso a gente adquire experiência e vamos ter uma ideia de como conseguir colocar em prática o nosso projeto”, disse.
Em Parnaíba (PI), a meta do projeto de Inclusão Digital é ampliar o acesso à população de baixa renda que, de acordo com o gerente do setor, Lucas de Oliveira Esteves, tem como meta anual atender 2.400 pessoas em vulnerabilidade social, por meio de cursos básicos e acesso livre à internet. Atualmente, a cidade possui três telecentros comunitários. “Assumi no ano passado e reativamos o setor. O Congresso será muito bom para vermos a abrangência que tem uma cidade digital”, analisou o gerente de Inclusão Digital do município.
O alto investimento para implantação do Cidade Digital foi outro ponto ressaltado pelos gestores como empecilho. No município de Coari (AM), o projeto está em fase inicial, porém, com recursos provenientes do programa lançado pelo Ministério das Comunicações. De acordo com a gerente de Estatística, Graciete Amaral dos Santos, a cidade, de 70 mil habitantes, passa pelo processo de cabeamento da rede de fibra óptica, com previsão do governo federal para término no próximo mês. “A prefeitura utiliza (atualmente) links particulares, mas aqui a internet é muito lenta”, conta Graciete, acrescentando que a participação no Congresso pode agregar informações e soluções para o projeto da cidade. Entre os próximos passos previstos da iniciativa, cita ela, estão a interligação dos prédios públicos e distribuição do sinal de internet em determinados pontos públicos. “A nossa intenção é adquirir mais conhecimento e melhorar o projeto na nossa área”, finalizou.
O tema deste ano do Congresso, explica Marinho, surgiu da demanda dos gestores municipais que, durante os eventos de 2013, propuseram que o debate continuasse na agenda pública do Paraná, enfocando as opções de aplicação das TIC para a melhoria contínua da qualidade de vida nas cidades.
O II Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o patrocínio master do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Copel Telecom e Itaipu Binacional; e patrocínio ouro da Exati Tecnologia, Celepar e ZERO4UM. A iniciativa conta ainda com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná e associações regionais de municípios, além de governos federal (por meio da Secretaria de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações), estadual (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e instituições como FACIAP, FIEP, SEBRAE, ASSESPRO, prefeituras de Londrina, Curitiba, Cascavel e Foz do Iguaçu, universidades e institutos de pesquisa, e todos que desenvolvem ações voltadas ao tema.

Compartilhar