Em Curitiba, Terminal Pinheirinho terá obras para instalação de painéis fotovoltaicos

Prefeito Rafael Greca, vistoria obras de instalações fotovoltaicas no Terminal do Boqueirão. Curitiba, 24/05/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

A energia solar, limpa e renovável, vai chegar a mais um terminal do transporte coletivo de Curitiba. Nesta quarta-feira (24/5), o prefeito Rafael Greca assinou a ordem de serviço para início das obras de implantação do Sistema Fotovoltaico de Geração de Energia no Terminal do Pinheirinho. Os trabalhos fazem parte do programa Curitiba mais Energia e já estão acontecendo nos terminais Boqueirão e Santa Cândida.

O anúncio das obras no Terminal Pinheirinho foi feito pelo prefeito durante vistoria às obras do Terminal Boqueirão, nesta quarta-feira (24/5).

“A estratégia de energia solar, ou de novas energias, é para que Curitiba evite o aquecimento global e para que nos tornemos a mais inteligente e a mais moderna das cidades do Brasil”, afirmou Greca. 

Assim como no Terminal Boqueirão, a Prefeitura vai trocar telhas e fazer os ajustes necessários para a implantação dos painéis fotovoltaicos na cobertura do Terminal Pinheirinho. Serão instalados 2.156 painéis no telhado do terminal e as obras devem durar cerca de nove meses. Agora, todo o projeto executivo da obra do Pinheirinho será detalhado e os trabalhos devem começar em 45 dias.

Energia renovável

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, afirmou que nos três terminais de ônibus serão instalados cerca de 3,5 mil painéis fotovoltaicos. “Eles terão uma capacidade máxima instalada para gerar 1,5 megawatts de energia. Ao somá-la à energia gerada pela Pirâmide Solar do Caximba e pelos outros projetos do programa Curitiba mais Energia, vamos conseguir gerar cerca de 45% do consumo dos prédios municipais”, explicou Marilza. 

Além da Pirâmide Solar do Caximba, fazem parte do programa Curitiba mais Energia os painéis instalados no Palácio 29 de Março (sede da Prefeitura), no Complexo Imap e no Salão de Atos, ambos no Parque Barigui, e na Galeria Quatro Estações do Jardim Botânico. 

O programa ainda conta com a Central Geradora Hidrelétrica Nicolau Klüppel, na queda d’água do Parque Barigui.

Terminal Boqueirão

No terminal Boqueirão todas as telhas estão sendo trocadas para receber a estrutura onde serão instalados os painéis fotovoltaicos. São 10.945 metros quadrados e cerca de 2,6 mil telhas que estão sendo substituídas. O trabalho já alcançou 30% de execução.

O prefeito explicou que os trabalhos são feitos em horários alternativos. “Eles trabalham de madrugada para não atrapalhar o funcionamento do transporte coletivo”, disse Greca.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o assessor de Articulações Políticas, Lucas Navarro; e o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior acompanharam a vistoria de obras no Terminal Boqueirão.

Santa Cândida

No Terminal Santa Cândida estão sendo feitos os ajustes necessários na cobertura para a instalação de 900 módulos fotovoltaicos para geração de energia elétrica. 

Fonte: Prefeitura de Curiitiba

Compartilhar