ICI recebe Prêmio Imre Simon 2014

Jeovani Salomão, presidente da Federação Assespro, entrega prêmio a Luís Mário Luchetta, presidente do ICI

O Instituto Curitiba de Informática foi contemplado mais uma vez com o Prêmio Prof. Dr. Imre Simon, concedido pela Federação Assespro às pessoas e organizações que contribuíram com a evolução da TI no último ano. O destaque para o ICI foi na categoria Iniciativa para a Construção de Cidades Digitais. O case inscrito no prêmio foi o Centro de Operações de Mobilidade, responsável por gerenciar os veículos elétricos que compõem o projeto piloto do Programa Ecoelétrico de Curitiba. Esta é a quarta vez que o Instituto é agraciado com o prêmio.

Curitiba Ecoelétrico
Em junho de 2014, o Instituto Curitiba de Informática colocou em funcionamento o Centro de Operações de Mobilidade, que compõe o projeto piloto do Programa Ecoelétrico da Prefeitura de Curitiba.

De acordo com o diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta, o serviço prestado pelo Instituto oferece aos gestores públicos um ganho com relação à governança de seus ativos, sejam eles elétricos ou não, pois permite o gerenciamento de qualquer tipo de frota. “Além de operar o sistema de mobilidade inteligente e oferecer manutenção nos eletropostos, ações já realizadas hoje, o ICI poderá gerenciar outros tipos de devices, como bicicletas, caminhões e outros objetos que possam ser integrados”, descreve.

No ICI são monitorados on-line 10 carros e três miniônibus, além de 12 eletropostos instalados pela cidade, todos a serviço das secretarias do poder público municipal curitibano. O mesmo sistema está em operação também em Brasília, com sete veículos e três eletropostos também monitorados no ICI.

O sistema em uso no centro permite o monitoramento on-line da frota de carros elétricos com a atualização de indicadores de energia elétrica consumida, número de viagens e distâncias percorridas.

É possível ainda realizar o cálculo dos gases de efeito estufa que, com o uso dos veículos elétricos, deixam de ser lançados na atmosfera, principalmente o CO2.

O ICI também desenvolveu o site que apresenta todas as informações sobre o Projeto Ecoelétrico em Curitiba. O endereço é www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br.

Parceria com organização portuguesa
A parceria firmada com o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), de Portugal, uniu as duas organizações em torno do sistema de mobilidade elétrica, que permite o gerenciamento da frota elétrica do município. O Programa Ecoelétrico, conduzido pela Prefeitura de Curitiba, conta ainda com parceria da Itaipu Binacional e Aliança Renault-Nissan.

O ICI estabeleceu termo de cooperação técnica com o CEIIA em outubro de 2013. Na ocasião, as organizações desenvolveram e testaram a interoperabilidade de seus sistemas para avaliar a aplicação na área de mobilidade urbana. Em abril do mesmo ano, as instituições firmaram contrato para a implantação do Centro de Operações de Mobilidade.

Fonte: Instituto Curitiba de Informática

Compartilhar