Mulheres de Paranaguá ampliam renda no setor de alimentação por meio da qualificação e presença digital

Plataforma Nobis a partir de projeto apoiado pela Fundação Cargill implantam ações de desenvolvimento local na cidade de Paranaguá

Muitas mulheres moradoras do litoral do Paraná geram renda e vivem do setor de alimentos e bebidas, seja no preparo das refeições, serviço, limpeza ou outros segmentos. Estima-se que, em todo o Brasil, 800 mil mulheres sobrevivam de atividades informais nesse setor, sendo que 40% delas são chefes de família.

Com o objetivo de formalizar e apoiar o empreendedorismo desse segmento, o projeto Qualificação Interdisciplinar e Ativação de Renda abre 90 vagas para mulheres moradoras de comunidades de Paranaguá (PR) de 18 a 65 anos.

A iniciativa é uma parceria da Plataforma Nobis, que atua na implementação de práticas ESG (princípios de meio ambiente, social e governança) em empresas de médio a grande porte de todo o Brasil e da Fundação Cargill, entidade sem-fins-lucrativos e uma das responsáveis pelas estratégias de impacto socioambiental positivo da Cargill Agrícola no Brasil.

“Nosso objetivo é alcançar indiretamente 540 pessoas, entre filhos, familiares e idosos que dependem dessas mulheres”, explica a CEO da Plataforma Nobis, Claudia Coser. A Nobis é parceira da Fundação Cargill nessa capacitação, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Paranaguá. 

Durante o curso, elas recebem formação nas áreas de nutrição e alimentação, presença digital, empreendedorismo e desenvolvimento comunitário. Também está previsto no projeto, o apoio com capital semente, que permite investir em seu próprio empreendimento, a partir do desenvolvimento de negócios no setor de alimentação.

Além da formalização da atividade econômica das mulheres participantes, a ideia é estimular a nutrição regenerativa, ou seja, com foco na sustentabilidade dos pequenos negócios, controle de desperdícios e preferência por receitas saudáveis, e que também preservem o patrimônio cultural e natural da cidade de Paranaguá.


Qualificação Interdisciplinar e Ativação de Renda

Curso de inclusão digital voltado a mulheres de Paranaguá (PR) de 18 a 55 anos.

Inscrições: https://paranagua.nobisapp.com.br/

Compartilhar