A Huawei se une a parceiros locais para impulsionar a agricultura inteligente na América Latina

A Huawei, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e parceiros locais, anunciou hoje que promoverá a inovação e a aplicação da tecnologia de inteligência artificial (IA) no setor agrícola na América Latina, visando facilitar a transformação digital da agricultura na região. O anúncio foi realizado durante a mesa redonda Agricultura Inteligente no MWC Barcelona 2024.
 

Em julho de 2023, a ONUDI e a Huawei, juntamente com outras empresas internacionais, estabeleceram a Aliança Global para Inteligência Artificial na Indústria e na Manufatura. Esta aliança visa fomentar a colaboração global, compartilhar conhecimentos e reconhecer a IA como uma plataforma de melhores práticas industriais.

Vinicius Caram, superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Farrukh Alimdjanov, diretor de Desenvolvimento Industrial da ONUDI, acredita que “estamos testemunhando a união da conectividade móvel e da inovação industrial. O 5G, combinado com a IA e a computação em nuvem, cria muito valor para setores como a indústria e a agricultura, resultando em significativas melhorias na eficiência e na qualidade do trabalho e uma grande melhoria na segurança das áreas”. “A aplicação da IA na agricultura tem um grande potencial para enfrentar eficazmente desafios como a baixa produtividade e a diminuição da força de trabalho”, completou.

Vinicius Caram, superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), disse que a integração entre TI e agricultura permitirá que o setor entre rapidamente na era digital. Ele ressaltou que a inteligência artificial terá um papel decisivo no futuro da produção agrícola no Brasil, mas esse desenvolvimento requer a inovação sinérgica de diferentes setores e a combinação de tecnologias emergentes (internet das coisas (IoT), IA e computação em nuvem).

Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei para a América Latina e Caribe, disse que a conectividade é o primeiro passo para alcançar a transformação digital e a atualização do setor agrícola. A nova geração de tecnologias digitais representadas pela IoT, pela computação em nuvem e pela inteligência artificial estão acelerando a sua implementação e convergência, permitindo a transformação digital de diversos setores. “A Huawei, juntamente com os seus parceiros, acumulou uma vasta experiência em aplicações industriais e está ansiosa por trabalhar com a ONUDI e parceiros latino-americanos para levar para o setor agrícola estas experiências bem-sucedidas de transformação digital”, enfatizou.
 

Nigel Davy, CEO da Innovative Energy Company Limited da Jamaica, considera a descarbonização um método e um objetivo importantes para o futuro da produção agrícola. Ele apresentou as práticas mais recentes do Projeto de Desenvolvimento Agrícola do Vale de Essex, na Jamaica, que aplica sistemas inteligentes de geração de energia fotovoltaica para maximizar a geração de energia dentro da área disponível. Segundo ele, o projeto deverá poupar pelo menos 30% do consumo de eletricidade ao ano, resolvendo problemas de fornecimento insuficiente e custos elevados de energia para irrigação e melhorando significativamente a eficiência da produção agrícola.

Compartilhar