Abertas inscrições para o II Congresso Paranaense de Cidades Digitais

Estão abertas a partir desta quinta-feira (17) as inscrições para o II Congresso Paranaense de Cidades Digitais, cujas atividades começarão dia 21 de agosto, em Curitiba. Será a primeira rodada do evento, encampando, principalmente, municípios que integram as regiões Metropolitana de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Centro, totalizando mais de 100 diferentes localidades. Esta rodada abre a série de 2014 das atividades do Congresso, que terá como sede, nos meses seguintes, as cidades de Cascavel e de Londrina. A etapa final será em Foz do Iguaçu, dias 27 e 28 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://congresso.redecidadedigital.com.br

O II Congresso é uma iniciativa da Rede Cidade Digital (RCD), que atua na articulação e comunicação entre os municípios que são ou pretendem se transformar em cidades digitais. É direcionado para prefeitos, vereadores, gestores públicos, empresários, pesquisadores e todos os interessados no uso da tecnologia como ferramenta indutora ao desenvolvimento e ao crescimento dos municípios. Conta, por isso, com parcerias e apoios de instituições como prefeituras, associações regionais de municípios, associações de câmaras municipais, institutos de pesquisas e de ensinos, representações empresariais e setor de tecnologia.

O tema central das atividades desta segunda edição do congresso é “Transformando municípios em Cidades Inteligentes”. Segundo o diretor da RCD, José Marinho, a escolha se deve ao desdobramento do I Congresso, realizado em 2013. “No ano passado percorremos o Estado e reunimos representantes de 200 diferentes municípios, que manifestaram grande interesse pelo tema e indicaram o desejo em implantar projetos de cidades digitais”, conta Marinho, entendendo que tornou-se processo natural, para este II Congresso, abordar o uso inteligente das TIC. “O gestor que optar pela implantação de uma base tecnológica em sua cidade, precisa fazer com uso de inteligência, para não criar um sistema ocioso e que ao invés de solução poderá virar problema”, diz o diretor da RCD.

AS RODADAS – Na primeira rodada, dia 21 de agosto, em Curitiba, haverá oportunidade para se conhecer o cenário atual das cidades digitais e inteligentes, as novidades de políticas públicas, as novas linhas de financiamento e, entre outros tópicos, será possível o compartilhamento de experiências entre os gestores públicos. “Será um espaço que oferecerá condições de o prefeito retornar para sua localidade com uma visão mais clara sobre as melhores opções que existem para implantar projetos com uso de tecnologia em sua cidade”, comenta Marinho.

A segunda rodada regional será em Cascavel, dia 11 de setembro, reunindo municípios do Oeste e Sudoeste. Na sequência, dia 9 de outubro, a sede será Londrina, abrangendo Norte e Noroeste do Estado.
Todos os municípios paranaenses serão convidados para participar em uma das rodadas. Após este circuito, a etapa final do II Congresso será em Foz do Iguaçu. “Sempre traremos novidades, possibilidades e o entendimento de que o uso da tecnologia é imprescindível para o desenvolvimento das cidades e do Paraná. Afinal, trata-se de uma espinha dorsal, da transversalidade da máquina administrativa, com impactos diretos nos serviços públicos básicos, como saúde, educação e segurança pública”, pondera o diretor da RCD, acrescentando que tudo isso estará presente nos eventos que compõem o II Congresso Paranaense de Cidades Digitais.

Fonte: Rede CidadeDigital

Compartilhar