Empresariado pede urgência em projeto do Tecnoparque em andamento da Câmara de Curitiba

Tramita na Câmara de Vereadores de Curitiba uma mensagem do prefeito que altera dispositivos das leis complementares 64, de 18 de dezembro de 2007, e 73, de 10 de dezembro de 2009, que instituiu o Programa Curitiba Tecnoparque. O programa oferece uma série de benefícios a empresas de base tecnológica instaladas na cidade, mas limita a adesão a empresas instaladas em poucas regiões da cidade. O sucesso do projeto despertou o interesse de um grande número de empresas, mas a maioria encontra dificuldade em se instalar nas regiões delimitadas do Tecnoparque por diversas razões como zoneamento, alto custo de aquisição e aluguel de imóveis e falta de espaço físico para todos os participantes do programa. No entendimento do empresariado local, a abertura do programa para toda a extensão territorial de Curitiba fortaleceria ainda mais o setor, hoje, um dos principais responsáveis por geração de empregos qualificados na capital paranaense.

Atendendo a reivindicação dos empresários, a prefeitura enviou mensagem alterando a legislação que trata do Tecnoparque. O projeto já teria recebido pareceres favoráveis em três comissões e só teria ido para aprovação em plenário ainda porque a vereadora Professora Josete , do PT, pediu vistas e exigiu informações complementares. A preocupação no setor de tecnologia da informação é de que um simples entrave da oposição em ano eleitoral impeça as empresas de ganhar poder de competição nos mercados nacional e internacional em um ano importante de enfrentamento da grande crise econômica mundial. A expectativa é de que as alterações possam ser aprovadas antes das eleições para que o setor não seja punido pela disputa política local.

Vale ressaltar que o projeto que tramita na Câmara de Curitiba foi proposto pelo próprio setor de TI de Curitba em busca de maior competitividade. Desde o início do ano, o blog Curitiba IT acompanha as reivindicações do empresariado. Veja como nasceu o projeto de alteração do Tecnoparque em uma reportagem exibida pelo programa de tv Valor Agregado.

Compartilhar

Deixe um comentário