IBEF Paraná reformula comitês para acompanhar mudanças do mercado financeiro

A partir de agora o Comitê de Compliance e Riscos passará a ser o Comitê de ESG

O mercado financeiro está em constante mudanças, seja por novas legislações, inovações na área ou outras questões externas. Um termo que está cada vez mais próximo das empresas, por exemplo, sejam elas grandes ou pequenas, é o ESG. A sigla, que representa práticas ligadas ao Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G), tem um papel cada vez maior na valorização da companhia, seja por seus investidores ou clientes que buscam atitudes sociais e sustentáveis em seus negócios.                                                                                                               

Para atender essa demanda e reforçar o seu compromisso com a atualização constante de suas práticas e a promoção de discussões importantes para a comunidade financeira, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná, anuncia uma reformulação em seus comitês. A partir de agora o Comitê de Compliance e Riscos passará a ser o Comitê de ESG.

Estudos apontam que cargos voltados ao ESG estão em crescimento. De acordo com a pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) até 2030, a chamada “Economia Verde” pode gerar até 7,1 milhões de empregos no Brasil. Além disso, segundo o levantamento International Business Report (IBR), realizado pela Grant Thornton, ouviu aproximadamente 5 mil empresários de 29 países, ao menos 89% apontaram que o ESG é importante para os negócios, enquanto 90% afirmaram que as práticas de ESG podem melhorar a imagem das companhias.

A Vice-Presidente Técnica do IBEF Paraná, Luciana Kishino, pontua que a expectativa é agregar valor nas entregas, qualificando a base de associados e mantendo, com isso, uma comunidade de finanças que efetivamente impacte positivamente suas empresas e a comunidade. “A ideia é que neste ano o IBEF Social também faça a diferença nas entregas do Instituto”, declara.

Além disso, todos os comitês – Finanças, Tributário e Empresarial, ESG, Desenvolvimento de Lideranças e Inovação – ganham mais protagonismo na atuação do instituto nesta nova fase. “Os Comitês ganham mais protagonismo junto ao IBEF Paraná, não apenas na organização de eventos, mas apoiando na realização de programas do Instituto e na formulação de novas entregas aos executivos financeiros. Nosso objetivo é investir no desenvolvimento dos associados e em uma rede de relacionamento que agregue valor no dia a dia dos executivos de finanças”, destaca Kishino.

Compartilhar