ICI e PUCPR desenvolverão novo sistema para mobilidade urbana

Criar um sistema de medição de desempenho para mobilidade urbana sustentável: este é um dos objetivos da parceria firmada entre o ICI e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Desde que o programa de cooperação e intercâmbio tecnológico foi firmado, no início de setembro, equipes das duas instituições vêm trabalhando para coordenar as necessidades do ICI em termos de projeto, e da PUCPR em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Em um dos encontros de trabalho, os professores doutores Fernando Deschamps e Eduardo Rocha Loures, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, da Escola Politécnica da PUCPR, falaram sobre suas expectativas. Ambos destacam a intenção de que dois mestrandos do programa atuem no ICI, mais especificamente no Centro de Operações de Mobilidade, que servirá como laboratório para o desenvolvimento das pesquisas.

Deschamps diz que é esperado um trabalho com rigor científico e resultados que possam efetivamente ser entregues. “Buscamos inovação, soluções diferentes ou inexistentes que resolvam problemas reais”, complementa.

O engenheiro industrial eletricista, Eduardo Zifchak, que coordena o Centro de Operações de Mobilidade do ICI, declara que a parceria deve ter a duração de, no mínimo, dois anos. “Primeiramente, estamos estruturando uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto), na qual será mapeada a forma de levantamento dos dados e o mecanismo de apresentação dos resultados. Na sequência vamos definir como será conduzida a participação dos alunos mestrandos da PUCPR em nosso espaço”, diz Zifchak.

Para a gerente de Serviços do ICI, Sonoe Hirae, a expectativa em relação ao projeto é “bastante positiva”. “A parceria com a PUCPR abre novas possibilidades ao ICI, principalmente por se tratar de um projeto de pesquisa na área de mobilidade urbana”, comenta. “Com isso, criaremos novas alternativas de soluções para a gestão pública, cumprindo a missão do nosso Instituto.”

Fonte: Instituto Curitiba de Informática

Compartilhar