BYD e Orion-E firmam parceria que beneficiará aproximadamente 4 milhões de produtores rurais

A parceria tem como foco o Projeto 3 Marias desenvolvido pela Orion-E, voltado para a produção e entrega de energia limpa e renovável por meio do arrendamento de terras do pequeno

rural para a instalação de usinas fotovoltaicas, produzindo energia solar na modalidade de microgeração distribuída.

No projeto, a BYD construirá as usinas por meio de seus parceiros integradores credenciados em todo Brasil e a Orion-E Sustainable Energy será responsável pela distribuição desta energia por meio da locação destas usinas ao cliente final. A BYD será a responsável pelo Full EPC (Engineering, Procurement and Construction), ou seja, a entrega das usinas no modelo “turn-key”, instaladas e funcionando.

ESG

O projeto serve como instrumento de inclusão social, com potencial de alcançar parte dos quase 4 milhões de produtores rurais inscritos na agricultura familiar espalhados por todo o território brasileiro. A parceria eleva a renda destas famílias em até 40%, com contratos por um período de até 30 anos. Dimensionando assim o “S” do ESG ao projeto.

Como impacto ambiental positivo d

o projeto, está a mitigação e compensação das emissões de GEE (gases de efeito estufa) proveniente dos quase 30 GW de usinas que utilizam combustíveis não renováveis. E, também, o acordo de que todas as usinas construídas, ao completarem sua vida útil, tenham os seus componentes reciclados por meio da empresa de reciclagem Beta-O, que pertence ao Grupo Orion-E. Trata-se do “E” do ESG.

Como prática de governança, que completa o “G” da sigla, foi criado o MegaWatt Validado, selo que garante o padrão das operações do segmento em território nacional, trazendo mais segurança para todo o mercado e seus stakeholders.

Inclusão em projetos de larga escala

Para além dos benefícios sociais e ambientais, o mercado de energia solar fotovoltaica contará com o primeiro projeto de larga escala pensado exclusivamente na democratização da energia limpa e renovável, comprovando que a energia solar atende a todos e não somente a uma classe específica.

“A energia renovável, incluindo a solar, chegou tardiamente ao Brasil, mas de forma correta. Se olharmos com atenção para as oportunidades que a Lei 14300 traz ao setor, é evidente que 2023 tem todo o potencial de ser o ano da energia renovável, com segurança jurídica e auditoria comprovada para as boas práticas. Os projetos de geração e distribuição da Orion-E seguem acelerados, oferecendo energia acessível mesmo com a novas regras do mercado.” Declara Marco Aurélio — COO Orion-E

“O Projeto 3 Marias da Orion-E é um projeto com propósito e a BYD quer ajudar a construir esse sonho. Temos hoje um custo de instalação mais baixo, avanços tecnológicos cada vez mais expressivos e um chamado global para uma transição sustentável da matriz energética. Aliado a isso, os custos de energia elétrica cada vez mais elevados, a atual regulação e segurança jurídica do setor fotovoltaico brasileiro, e a abertura total do mercado de energia elétrica, certamente deverão potencializar a descentralização e a democratização da geração da própria energia”, pontua Sócrates Rodrigues, Diretor de Projetos da BYD do Brasil.

“Além de módulos fotovoltaicos, a BYD fornecerá uma solução completa, levando a marca de um fabricante presente no Brasil, algo sem precedentes na história do mercado de energia solar. Para se ter ideia, o número de 100MWP é muito expressivo. Como comparação, as mil usinas terão capacidade para abastecer o equivalente a 30 mil casas”, conclui Marcelo Taborda, diretor de Vendas da BYD Energy do Brasil.

Compartilhar