Smart City Expo 2024: Curitiba recebe inovações em mobilidade urbana, segurança pública e até carruagem elétrica

Entre os dias 20 e 22 de março, mais de 65 companhias estarão reunidas em mais uma edição da Smart City Expo Curitiba 2024, promovido pelo iCities, empresa brasileira pioneira em cidades inteligentes, com a chancela da Fira Barcelona, instituição internacional com 90 anos de história e referência em encontros globais.

Durante o evento, serão apresentadas inovações que têm como objetivo ajudar cidades e governantes no desenvolvimento para que se tornem mais conectadas, eficientes e sustentáveis. O momento também é uma oportunidade para um espaço de troca de ideias e catalização de implementação de práticas para o benefício de comunidades urbanas em todo país. 

“Estamos orgulhosos em promover um evento que vai além de apresentar tecnologias avançadas. O Smart City Expo Curitiba é um espaço de colaboração, em que ideias convergem para impulsionar a evolução das cidades brasileiras em direção a um futuro mais inteligente e sustentável, afinal, pessoas inteligentes criam cidades inteligentes”, comenta Roberto Marcelino, Diretor de Relações Governamentais do iCities. 

São esperadas mais de 16 mil pessoas durante os três dias e, no período, os visitantes poderão ver de perto soluções para digitalização de cidades, mobilidade urbana, inovações sustentáveis, segurança pública, paisagismo e tecnologias que podem transformar o cenário urbano brasileiro. O foco não são apenas as grandes cidades, mas também os municípios pequenos e médios. 

SUSENTABILIDADE

A Verth Tecnologia, startup que oferece soluções inovadoras para cidades inteligentes, apresentará a Carruagem Elétrica. A inovação utiliza tecnologia de ponta, com motorização 100% elétrica. Cheio de pontos positivos, o produto dispensa a tração animal, além de resgatar uma volta ao tempo com seu design retrô. A carruagem poderá atender cidades turísticas como uma nova opção de modal, além de atender demandas da iniciativa privada, podendo ser utilizada em eventos, hotéis, bares e parques temáticos. 

DIGITALIZAÇÃO

A Empresa Municipal de Informática (EMPREL), empresa de tecnologia da cidade do Recife, mostrará como os produtos acelerados podem ser escalados para outras cidades. A capital pernambucana foi a primeira cidade do Brasil a rodar um ciclo de inovação aberta por meio do Marco Legal das Startups, assinando seis Contratos Públicos de Solução de Inovação (CPSI) somente no primeiro ciclo. 

A Ikhon, companhia especialista em gestão documental e transformação digital de serviços, em parceria com a A&3 Tecnologia e a HEX360, levará ao evento o conceito “Conexões Inteligentes para sua Cidade”. As empresas apresentarão às prefeituras uma oferta completa de serviços que apoiam o funcionamento inteligente dos municípios. As soluções abrangem desde a criação de um portal personalizado para atendimento ao cidadão, passando por sistemas de zeladoria e gestão de matrícula on-line a serviços de sensoriamento remoto e monitoramento ativo de território e área ocupada

SEGURANÇA

Também presente no estande do SEBRAE Minas, a Verth Tecnologia apresentará o Sentry, sistema de Leitura de Placas de Veículos (OCR), que permite monitorar e analisar instantaneamente imagens de câmeras de segurança e verificar em tempo real ilegalidades por meio da instalação de pontos de monitoramento e captura de imagens em todas as entradas e saídas dos municípios, criando, assim, um controle de acesso metropolitano. A tecnologia auxilia em ocorrências de furtos e roubos de veículos e em clonagens e mapeamento de rotas de fugas usadas por infratores em diversos crimes. 

MOBILIDADE URBANA

Olhando para a mobilidade urbana de forma global, a Perkons, pioneira no mercado de fiscalização eletrônica de trânsito e inventora da lombada eletrônica, mostrará como a sua expertise contribui na gestão do trânsito em grandes, médias e pequenas cidades. A empresa também apresentará no evento duas soluções inéditas no país: o Pátio Virtual, que busca transformar o modo como os órgãos gerenciam veículos irregulares, e o Detector de Ruídos, que monitora e registra automaticamente infrações relacionadas à poluição sonora proveniente do tráfego, atuando na preservação do direito ao sossego e beneficiando áreas sensíveis a ruídos, tais como hospitais, escolas, entre outros.

A DATAPROM estará com um semáforo inteligente na entrada do pavilhão e apresentará suas soluções para gestão inteligente do trânsito e da segurança, com destaque para o sistema de controle de tráfego autônomo em tempo real para redução de congestionamentos. 

GESTÃO PÚBLICA

A Exati apresentará em seu estande o software para gestão de infraestrutura urbana presente em mais de 600 cidades na América Latina. A solução é ideal para cidades e empresas com contratos públicos nas áreas de Iluminação Pública, Saneamento, Pavimentação, Gestão de Resíduos e Zeladoria Urbana. O sistema da Exati utiliza tecnologias como Inteligência Artificial, Automação de Tarefas e Aplicativo Mobile para apoiar a gestão de equipes de campo e agilizar o atendimento aos cidadãos, tornando o gerenciamento de contratos públicos ainda mais eficiente.

O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) vai oferecer aos visitantes a oportunidade de explorar de maneira interativa algumas de suas soluções. Estarão disponíveis o Sistema de Atendimento e Informações ao Cidadão, Sistema de Manutenção Urbana, Sistema de Gestão de Processos Judiciais e ferramentas de Business Intelligence (BI), que contribuem efetivamente para uma administração pública eficiente e transparente. Além disso, o manuseio de aplicativos pioneiros promete mostrar como o acesso a serviços públicos pode ser simplificado, facilitando a vida dos cidadãos.

INTELIGÊNCIA URBANA

O estande da NEC, empresa japonesa de tecnologia, apresentará aos visitantes a solução integrada de cidades inteligentes da NEC, por meio de uma experiência imersiva que permitirá aos visitantes vivenciarem o dia a dia dos centros urbanos na prática e em tempo real. Por meio de displays conectados, haverá transmissão, informações e imagens de casos reais aplicados em cidades ao redor do mundo.

A Intelicity, empresa com soluções de monitoramento urbano para cidades inteligentes, estará com um espaço interativo com uma maquete que identifica, em tempo real e por inteligência artificial, todos os objetos colocados na réplica da cidade, como buracos e placas. 

EDUCAÇÃO

A Arlequim Technologies é a empresa brasileira de virtualização de computadores com atuação em toda América Latina e sede em Curitiba (PR). No segmento “governo”, atende cidades que buscam aprimorar a qualidade da rede pública de ensino, promover a inclusão digital, a governança na gestão pública, a harmonia entre seus habitantes e o meio ambiente, além de melhorar a conectividade e eficiência dos serviços prestados ao cidadão. Ao adotar os computadores virtuais, governos, prefeituras, secretarias e demais órgãos públicos ganham flexibilidade, mobilidade e alto desempenho. No evento, mostrará sua solução de rápida implementação e fácil utilização que funciona como um computador convencional a partir de equipamentos básicos, solucionando questões de obsolescência de equipamentos, sistemas ultrapassados, impacto em baixa produtividade e dificuldade na manutenção dos computadores. Apresentará, em primeira mão, computadores virtuais rodando games on-line em ações imersivas e interativas.

Sob o lema “Reinventing cities for all” (Reinventando cidades para todos), a iniciativa conta com o apoio do Vale do Pinhão e da Prefeitura de Curitiba. A importância do evento é tanta para a cidade que, nesses dias, o prefeito do município migra seu gabinete para a Expo, levando até seu tapete de entrada. Assinam como Global Partner do Smart City Expo Curitiba empresas como Arlequim, Intelbras, ICI, Ligga, SEBRAE, Governo do Estado do Paraná, SP Negócios, Polkadot e INTEL. Para mais informações sobre agenda, palestras, cotas de patrocínio, entre outras, acesse o site do evento.

Compartilhar